Em ação alusiva ao “Setembro Verde”, mês dedicado a chamar a atenção sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) está realizando uma série de atividades com o objetivo de conscientizar a população quanto à necessidade e a importância de todos nós sermos agentes de mudança para uma sociedade mais inclusiva.
Com este objetivo, a SMAS realizou ao longo da semana um trabalho de intercâmbio dos alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) com os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), reforçando a importância de promover a integração da pessoa com deficiência.
A ação foi muito proveitosa e emocionante, os usuários do SCFV puderam aprender muito sobre a luta das pessoas com deficiência e sua força de vontade e garra em vencer diariamente as suas dificuldades, assim como os alunos da APAE puderam ter uma experiencia diferente, fora da sua rotina, estimulando a integração dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.
O SETEMBRO VERDE
“Setembro Verde” se trata de um mês dedicado a chamar a atenção sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência, reforçando questões como acessibilidade e inclusão social e, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) desenvolveu intensificou as ações alusivas à data.
O objetivo da campanha é conscientizar a população quanto à necessidade e a importância de todos nós sermos agentes de mudança para uma sociedade mais inclusiva. O Dia Nacional de luta da Pessoa com Deficiência foi oficializado no ano de 2005 pela Lei nº 11.133, porém, comemorava-se desde o ano de 1982.
A escolha do dia 21 de setembro se deu devido ao dia estar próximo à primavera, estação à qual é conhecida pelas flores e este fenômeno seria uma representação do nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.