Nesta semana, as equipes da Rede de Atenção Psicossocial “RAPS” de Três Lagoas realizaram diversas ações alusivas ao mês Setembro Amarelo promovendo debates, rodas de conversas, palestras e entrevistas em rádios e canais de TV locais com objetivo de orientar e sensibilizar a população quanto à prevenção do suicídio e valorização da vida.
Pontos como riscos, rede de apoio, sinais de alerta, ações de promoção a saúde e fluxo de atendimento na rede de saúde mental foram abordados, apresentando desde os sinais da depressão até os fatores graves que podem levar a pessoa a cometer suicídio.
Conforme a coordenadora do CAPS II, Maria Lucia de Oliveira, as palestras foram bem recebidas pelos funcionários das empresas privadas, assim como pelos servidores das unidades de saúde e pacientes presentes no ato.
“É preciso discutir a depressão em todos os ambientes, identificar os sinais e quando pedir ou oferecer ajuda a quem está nesta situação. As pessoas podem iniciar a busca por atendimento na Rede, no Posto de saúde mais próximo de casa. Esta aproximação vem contribuindo com a redução de casos de suicídio em Três Lagoas”, explicou.
Nesta manhã (17), a equipe esteve na UBS “Pastor Marcos Rogério” no bairro Novo Oeste e também dividiu informações com os profissionais da Educação através de uma videoconferência.