A Secretaria de Administração, por meio do SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, entregou nesta quarta-feira (29) kits de segurança para os servidores do CCZ e da Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária, Agronegócio, Ciência e Tecnologia.
De acordo com o técnico em Segurança do Trabalho, José Luís Ribeiro Feitosa, serão disponibilizadas 85 pares de perneiras. Tivemos praticamente um caso de mordedura por mês, com o equipamento queremos eliminar os riscos de mordidas de cães, explicou.
Feitosa destacou que para a Secretaria de Agronegócio o kit contém mais equipamentos, devido à exigência do trabalho desenvolvido pelo servidor. São Kits para trabalho com produtos agrotóxicos como luva nitrílica e protetor respiratório.
O técnico em Segurança do Trabalho ressaltou que os tratoristas também serão beneficiados com equipamentos de segurança. Estes servidores utilizarão o protetor auricular e óculos com lentes escuras para proteção contra radiação ultravioleta. E acrescentou: Os profissionais que trabalham com cavalos receberão capas de chuva no modelo morcego.
Para Feitosa a entrega dos kits cumpre parte das atribuições do SESMT. É um trabalho preventivo para garantir a integridade física do servidor, evitando danos em sua saúde.
Rita de Cássia Markert Uehara, bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária, Agronegócio, Ciência e Tecnologia, ressaltou a importância do kit. Os servidores usam material tóxico no viveiro, por isso necessitam da proteção para o seu bem estar.
Conscientização
O SESMT segue as normas regulamentadoras NR6 que obriga a empresa a implantar os equipamentos de segurança e o servidor a usá-los.
Segundo Feitosa, atualmente o processo tem sido mais fácil pela conscientização dos servidores. Hoje não tem mais resistências ao uso dos equipamentos, o próprio servidor tem procurado.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO