O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, vinculado a Secretaria Municipal de Administração, da Prefeitura de Três Lagoas contabilizou 277 dias sem acidente (com afastamento) até a manhã desta segunda-feira (20).
Em 2013 o SESMT realizou 123 atendimentos com trabalho de orientação assistencial, 72 visitas “in loco” e 07 encaminhamentos.
Por meio do SESMT, a Prefeitura investiu R$ 36.708,70 na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), uma vez que todo servidor envolvido em algum serviço que ofereça risco, o uso do EPI é obrigatório.
Estão entre os EPI’s, botinas de segurança, calças e camisetas especiais, luvas de raspa, óculos de proteção, máscaras e até protetor solar, quando for o caso, entre outros.
Das orientações psicológicas o SESMT atendeu 376 servidores. Segundo relatório, foram 32 pessoas atendidas com acompanhamento terapêutico; alta psicológica (05), atendimento de readaptação (29); atendimento para INSS (54); desistências (28); encaminhamentos diversos (5); procura espontânea (11); avaliação admissional (35). Os exames psicotécnicos admissionais, somam 34, segundo estatística.
SESMT
O SESMT foi implantado em 2007 pela Prefeitura. O órgão tem como objetivo manter a integridade física do trabalhador através da conscientização da prevenção e utilização de equipamentos de segurança. Desde que foi criado, a unidade é referência no Estado de Mato Grosso do Sul.
A unidade realiza exames admissionais, demissionais, periódicos, validação de atestados e avalia a capacidade física e mental para o trabalho mediante perícia médica.
Além dos exames admissionais de praxe, específicos para cada função, quando o servidor ingressa no serviço público, cabe aos médicos do trabalho do SESMT a triagem e avaliação de todo o atestado médico que é emitido ao trabalhador público.
Assessoria de Comunicação