O Programa Gestão Eficaz, parceria entre a Prefeitura de Três Lagoas e o Instituto Aquila, continua seguindo seu cronograma de treinamento através do Curso de Formação de Gestores.
O Curso tem como o objetivo garantir a capacitação de cerca de 300 colaboradores em práticas de gestão, divididos entre as 12 Secretarias da Prefeitura, incluindo o desenvolvimento de projetos de melhoria em suas áreas de atuação que, além de proporcionarem o aprendizado para prática do dia a dia, trarão ainda redução de despesas e aumento de receitas para a Prefeitura, bem como melhoria na prestação de serviços para a população.
Foram formados 43 grupos, que atualmente se encontram na fase final do Módulo I do treinamento, voltado ao planejamento dos projetos de melhoria. Nesta fase de planejamento, os grupos definiram o tema a ser trabalhado, identificaram as oportunidades de melhoria, definiram metas e indicadores de acompanhamento, identificaram as causas do problema a ser tratado e, por fim, elaboraram um plano de ação para tratar essas causas e consequentemente colocar o projeto em execução.
Dentre os temas trabalhados, está a “Expansão da manutenção de áreas verdes públicas”, onde o grupo, liderado pela servidora Cristiane Rocha Duarte, busca ampliar a área de atuação de limpeza de áreas verdes em loteamentos, praças, canteiros centrais, rotatórias e prédios públicos.
“Analisamos a possibilidade de executar a limpeza de áreas verdes públicas com um menor custo e maior eficiência. Com o nosso projeto, pretendemos aumentar o número de áreas verdes limpas, mantendo as manutenções em dia ao longo do ano”, explica Cristiane.
Outro tema trabalhado é a “Promoção do diálogo entre os presidentes de bairro e a Prefeitura”. O projeto tem o objetivo de implementar uma rotina de comunicação entre o poder público e os presidentes de bairro, de forma organizada, onde serão discutidas as principais demandas trazidas pelos participantes.
A líder deste grupo, servidora Juliana Petek, disse que “a intenção é articular de forma mais próxima aos interesses e às necessidades da população e levá-las ao Poder Executivo. Nesse sentido, a orientação do Instituto Aquila tem sido de grande importância, uma vez que estes nos direcionam e capacitam para que consigamos executar de forma satisfatória o trabalho ora proposto”, explica Juliana.
Na área da saúde, os grupos estão trabalhando em projetos como Redução de absenteísmo em exames de média complexidade, otimização e agilização na realização de exames por meio da reestruturação física do Laboratório Municipal, otimização da compra e fornecimento de medicamentos alto custo, redução de custos com morbidade por motivo de Dengue, ampliação de ações preventivas através da implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, dentre outros.
No final de julho, ao fim o Módulo I, os grupos apresentarão o planejamento de seus projetos de melhoria. Na primeira quinzena de agosto, os projetos serão avaliados por uma banca examinadora e passarão para a fase execução e acompanhamento, o que corresponde ao Módulo II, quando os servidores participarão de treinamento teórico para dar continuidade em seus projetos. Em outubro, os grupos iniciarão o Módulo III, quando serão apresentados os resultados de seus projetos.
A conclusão do curso está prevista para novembro de 2015 e todos participantes receberão seus certificados.
Daiana Oliveira/Assessoria de Comunicação