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A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), por meio da Assessoria Especial Educacional e Pedagógica, esta reformulando a proposta pedagógica da Educação Infantil para o ano de 2015. O projeto dá visibilidade às comemorações do centenário de Três Lagoas e é um novo marco na educação do Município, haja vista a sua disponibilidade de ouvir e discutir as ações com todos os segmentos da Educação Infantil.
A proposta permeia as ações de ensino e aprendizagem nas salas de aula do segmento da Educação Infantil. “Essa foi feita a quatro mãos, ou seja, contamos com o apoio de diretores, especialistas, professores e, pela primeira vez, atendentes, que são os auxiliares dos professores em todos os Centros de Educação Infantil [CEIs]”, explicou Vera Medeiros, pedagoga e Coordenadora da Educação Infantil.
Ainda segundo Vera, a nova proposta possibilita uma maior visibilidade aos atendentes em educação, pois esses têm grande participação, junto ao professor, no processo de educar e cuidar, além de permitir que estejam cientes das mudanças e possam se adaptar à nova realidade.
“Como os atendentes também são responsáveis, junto aos professores, pela ação intencional do contar histórias, brincar e organizar a rotina nos CEIs, que faz parte do plano de educação, é necessário que esses participem e tomem conhecimento da nova proposta, pois conseguem assim aperfeiçoar o tempo com as crianças”, salienta a pedagoga e coordenadora da Educação Infantil, Ana Claudia Bazé.
Para dar ênfase aos cem anos de Três Lagoas, comemorados no ano que vem, a proposta eleva a ideia para o Seminário da Educação Infantil 2015. “Esse é um pedido da própria prefeita Marcia Moura, que todas as ações possíveis tenham foco no centenário”, comenta Ana Claudia.
DEFINIÇÕES
O plano será concluído até o mês de setembro, onde, posteriormente, será encaminhado às CEIs e Escolas, para que os profissionais da educação tomem conhecimento da proposta final; entrando em vigor no primeiro semestre do ano letivo de 2015.
No dia 19 de agosto a Semec, juntamente com a Assessoria Pedagógica e as Coordenadoras da Educação Infantil, estarão finalizando a primeira parte da ação e nos dias 1 e 2 de setembro realizarão reuniões para ouvir todos os segmentos que tenham relação com a proposta.
“Essa é uma forma de garantir que todos os segmentos participem da tomada de decisões, já que se trata de um documento de cunho importante. A proposta decide não só o método ou as diretrizes de ensino, mas também as ações que os educadores realizam com as crianças, visando a qualidade de ensino nas 32 unidades escolares do Município”, ressalta Anízia Luz, pedagoga e coordenadora da Educação Infantil.
Neste sentido, esta ação busca assegurar o que dita o Artigo 2 do parecer da Lei 9394/96, que a proposta curricular deve ser reformulada sempre que houver uma defasagem ou quando os profissionais em educação sentirem que é necessário alguma mudança no sistema e nas ações, para que assim seja primada a qualidade e atualidade dos métodos de ensino.
Assessoria de Comunicação