
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) realizou, entre os dias 3 e 10 de fevereiro, a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino (REME), com o objetivo de promover a reflexão e a construção de práticas pedagógicas que integrem o desenvolvimento socioemocional de estudantes e educadores. A iniciativa fortaleceu o acolhimento, a empatia e a aprendizagem significativa para o ano letivo de 2025.
O evento reuniu cerca de 1.500 profissionais da educação em um processo de estudo, planejamento e formação voltado ao desenvolvimento socioemocional na aprendizagem.
FORMAÇÕES E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Nos três primeiros dias (3 a 5 de fevereiro), as atividades foram conduzidas pelas equipes gestoras das unidades de ensino, com foco em estudos e planejamento educacional. Já nos dias 6 e 7, os profissionais foram divididos por segmentos para participar de formações promovidas pela equipe técnica do Departamento de Gestão Pedagógica da SEMEC.
A programação, com o tema “Socioemocional em Foco: Caminho para uma Aprendizagem Transformadora com Equidade”, contou com palestras e oficinas sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais em diferentes etapas da educação, incluindo:
- Educação Infantil: práticas de autoconhecimento e competências socioemocionais para professores e especialistas da área;
- Ensino Fundamental I e II: palestras sobre acolhimento emocional e aplicação das competências socioemocionais no cotidiano escolar;
- Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Inclusão: debates sobre o fortalecimento das relações para garantir diversidade e inclusão nas escolas;
- Saúde e Bem-Estar Infantil: palestra com as pediatras Dra. Jessane Ribeiro e Dra. Pollyane Freire, abordando a importância do movimento e da saúde na primeira infância.
Além disso, houve momentos dedicados à equipe psicossocial da REME, com enfoque em estratégias para o desenvolvimento emocional de alunos e profissionais da educação.
PROGRAMA LEEI
No dia 10, a Jornada Pedagógica foi encerrada com o Seminário Final do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) 2024. O evento possibilitou a socialização das experiências vivenciadas pelos cursistas do programa, reforçando a importância da alfabetização na primeira infância.
A diretora de Gestão Pedagógica, Maria Célia Santos Nunes, ressaltou que fortalecer as competências socioemocionais dos educadores é essencial para que eles possam apoiar os estudantes no desenvolvimento dessas habilidades. Com mais foco, autoconfiança e resiliência, os alunos tendem a melhorar o desempenho escolar.