
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), realiza nos dias 20 e 21 de março o “I Seminário de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”. Contando com palestras de diversos profissionais da área, o evento vem somar conhecimento para os participantes e Profissionais em Educação a cerca da temática. Três Lagoas é uma das pioneiras na Educação Inclusiva do Brasil e tem hoje cerca de 50 alunos inclusos na Rede Municipal de Ensino (REME).
Conforme Jussara Fernandes, Assessora Educacional e Pedagógica, a realização desse Seminário é extremamente importante e necessário, pois muitos pais, ou pessoas envolvidas, não sabem lidar de forma natural com esse tema. “Hoje temos muitas crianças no ensino regular que necessitam de atenção especial e especializada, haja vista que são alunos com autismo, deficiência física, visual, auditiva e intelectual”, explicou.
Jussara reforçou que há anos existe um trabalho de Formação Continuada dos professores envolvidos na Educação Especial. “Contamos também com o apoio de uma Equipe Especializada, com duas Psicopedagogas, duas Assistentes Sociais e duas Psicólogas que permitem um atendimento diferenciado a essas crianças inclusas em salas de aula da Rede Municipal de Ensino”, salientou a Assessora.
“Esse evento é de fundamental importância para a Cidade. Hoje o Munícipio absorve a maioria dos alunos que necessitam de Educação Especial. Existe toda uma infraestrutura com transporte de qualidade e acompanhamento de profissionais especializados. É pertinente e é o momento ideal para se discutir esse assunto”, comentou o secretário de Educação e Cultura de Três Lagoas, Mário Grespan.
AGENDA
Dia 20/03/2014 às 19h
Local: UFMS –Unidade I
Palestrante: Professora Mestre Márcia Storer
Tema: “Educação Inclusiva: Ações Afetivas e Efetivas”
Dia 21/03/2014 ás 7h
Local: Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria
Palestrante: Doutor Daniel Rodrigues de Oliveira – Neurologista
Psicopedagoga – Carla Pacheco Normando Salvego – Coordenadora FUNCRAF – Campo Grande.
Fonoaudióloga – Gisele Vera da Silva
Luciana Maria de Souza Martins – Coordenadora AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista) Campo Grande
Fisioterapeuta – Maria Célia Vasquez Pereira coordenadora Clinica CAARA –CER II
Dia 21/03/2014 ás 14h
Apresentação de trabalhos desenvolvidos pela REME: Educação Inclusiva
Assessoria de Comunicação