A Secretaria de Educação e Cultura realizou nos dias 7 e 8 de maio oficinas de capacitação destinadas aos colaboradores da Rede Municipal de Ensino (Reme), para implementação dos Espaços Educadores a fim de trabalhar o Programa de Educação Ambiental – PEA. As oficinas foram ministradas pela equipe do Programa, representada pelos biólogos Fradique de Moura, Samuel Protetti, Valdinete Moura e Claudinete Betholdo.
Durante o treinamento foram definidos os espaços a serem construídos nas escolas para melhor ministrarem as atividades pedagógicas de acordo com cada plano de ensino. Nas próximas etapas de planejamento haverá também a participação dos alunos da Reme.
O diferencial deste Projeto é o fato de ser construído com todos os segmentos da Escola, e assim todos participam. Desta forma todos são responsáveis pelo mesmo o que possibilidade o sucesso, avalia o coordenador da Área de Programas e Projetos Educacionais da Semec, Urbano Rodrigues Azambuja.
Cada unidade escolar poderá apresentar os resultados obtidos através de seminários, os quais serão abertos a autoridades, empresários e aos pais dos alunos. Após os seminários será organizado também workshop entre as escolas.
Projetos Elaborados
Escola Municipal Maria de Lourdes Lopes: Canteiro de plantas medicinais, jardim pedagógico e cinturão verde (com agrofloresta).
Escola Municipal Eufrosina Pinto: Ervas medicinais, Espaço cultural (socialização e leitura), cinturão verde, Campanha dos 5Rs e jardim pedagógico.
O Programa
O Programa de Educação Ambiental PEA é realizado pela Fíbria (antiga VCP), sendo desenvolvido na cidade de Três Lagoa há mais de 2 anos. O Programa visa realizar ações promovendo a conscientização ambiental da população, incorporado através de projetos que trabalhem a educação para com o meio ambiente como uma forma de cultura.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO