A fim de oportunizar aprendizagem e desenvolvimento constantes, em busca da oferta de uma Educação Pública de qualidade, conforme assegurado no Plano Municipal de Educação (2015-2024), a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), vem desenvolvendo, ao longo desta gestão, ações de Formação Continuada para os profissionais da Rede Municipal de Ensino (REME).
Em consonância com este objetivo de formação, atualização e valorização dos profissionais da REME, amanhã e quarta-feira (01) – retorno do período letivo -, nos espaços da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul / Campus II e no Vieira Festas, acontecerá o Encontro intitulado: Ampliando as Percepções da BNCC e do Currículo de MS na Educação de Três Lagoas.
Os dois dias serão de escuta, reflexões, estudo e diálogos referente à Base Nacional Comum Curricular e a construção do novo Currículo do Mato Grosso do Sul. Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Célia Medeiros, “investimos em formação continuada por acreditarmos que são nesses momentos em que as reflexões acontecem e um novo fazer se desvela, aprimorando, cotidianamente, as práticas pedagógicas desenvolvidas com nossas crianças”, disse.
CURSO
Amanhã o diálogo será com o Prof. Dr. Leonardo Humberto Soares (Universidade Católica de Brasília / UCB), com a temática “BNCC e as tecnologias na prática pedagógica cotidiana” e com a Profa. Mr. Anita Lilian Zuppo Abed, sobre “BNCC e o desenvolvimento de competências socioemocionais no espaço escolar”. Já no dia primeiro a equipe pedagógica da SEMEC, juntamente com a equipe articuladora das unidades da REME e os articuladores da Rede Estadual, estarão reunidos com os redatores oficiais da nova proposta de Currículo para o estado do Mato Grosso do Sul (versão preliminar).
Segundo a Diretora do Departamento Pedagógico da SEMEC, Isabel de Lourdes Souza Borges, na oportunidade os redatores apresentarão como se constituiu a elaboração da versão preliminar do Currículo de MS, tecendo esclarecimentos e oportunizando espaço para considerações, questionamentos e contribuições dos profissionais presentes no encontro.
“Nos dois dias de formação as atividades deverão fortalecer pedagogicamente e tecnicamente aos profissionais da SEMEC e da REME, para que possam participar de forma qualificada da reestruturação da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas e da reestruturação dos Projetos Políticos Pedagógicos das unidades de ensino, respectivamente”, explicou a Isabel.
Diretoria de Comunicação