Com objetivo de atender a crescente demanda por vagas na Educação Infantil em Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), deu início ao atendimento na extensão do Centro de Educação Infantil (CEI) Nilza Tebet Thomé. As aulas iniciaram nesta última quarta-feira (18), recebendo 154 crianças, nos períodos da manhã e tarde. O aumento de vagas aproxima a SEMEC de alcançar a meta de atender a 100% a necessidade do município na Educação Infantil, prevista para 2016.
Segundo o secretário de Educação e Cultura, Mario Grespan Neto, o imóvel onde está instalada a extensão do CEI Nilza Tebet, atende 74 alunos no período da manhã, divididos em seis salas. No período da tarde são 80 crianças. O local deverá passar por reparos que já foram agendados pelo Departamento de Infraestrutura da SEMEC. “Para que um imóvel possa receber crianças ele deve passar por critérios rigorosos de segurança e entre outros aspectos. A SEMEC, já prevendo a necessidade de vagas, indicou dois imóveis entre o período do final de 2014 e 2015, no entanto, foram reprovados pela Comissão de Avaliação. Dificilmente é encontrado um imóvel que atenda a todos os requisitos necessários para promover segurança e comodidade, às vezes atende a um requisito e outro não. Portanto, é necessário que haja um equilíbrio e o restante é adaptado”.
O secretário diz ainda que o imóvel foi selecionado pela diretoria do CEI, devido à localização. Grespan ainda diz que o Conselho Municipal de Educação (CME), e a Comissão de Avaliação da Administração Municipal, aprovaram o prédio. “A diretora juntamente com os pais, escolheram esta casa pela localidade próxima ao CEI. Segundo ela me relatou em reunião, ficaria mais fácil para administrar, portanto, a todo o momento a diretoria pensou na segurança e comodidade para as famílias. A casa tem muros altos, é bem arejada, e possui portão eletrônico, necessitando de reparos que promoverão mais qualidade no atendimento”.
Embora aprovado, o CME enviou na manhã desta segunda-feira (23), um ofício a SEMEC solicitando adequações no prédio no prazo de 30 dias. “Muito do que foi solicitado, já foi atendido, pois já havíamos identificado que há necessidade de realizar adequações. Por exemplo, construímos com divisórias um novo cômodo com janela, para proporcionar mais conforto e espaço para os alunos. Já fizemos pedidos de compras de ventiladores e outros itens para proporcionar conforto para educadores e educandos. Até mesmo antes de 30 dias iremos atender a todas as adequações ainda necessárias”.
ATENDIMENTO
O secretário diz ainda que a SEMEC está alcançando as metas para 2016 estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), à Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009, pela qual rege a oferta gratuita de educação dos quatro aos 17 anos. Grespan informa que a SEMEC, em parceria com instituições privadas, atende de 88 a 90% a necessidade de vagas no munícipio de zero a três anos, em 99% dos quatro a cinco anos e 100% no Ensino Fundamental. “Desde 2011 estamos nos adaptando para cumprir as metas e exigências da LDB, e estamos conseguindo, haja vista os dados. Muitos municípios passam por dificuldade, não conseguindo alcançar metade da meta, deixando milhares de famílias sem atendimento. Iniciamos o ano com déficit de 147 vagas, para crianças de zero a cinco anos. Para SEMEC, este dado representa uma preocupação, para tanto, não são medidos esforços para sanar esta necessidade. A extensão do CEI Nilza Tebet veio para atender a essas famílias que ainda necessitam”.
De acordo com o secretário, o ano letivo de 2015 iniciou com 15.544 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino (REME). Número de matrículas foi acima do esperado pelo Departamento de Inspeção Escolar da SEMEC, como observou o secretário. “O ano de 2015 foi atípico em diversos aspectos. Em relação às matrículas, esperávamos um número menor”, disse. Na análise da SEMEC, o aumento é devido ao número de pessoas que chegaram a Três Lagoas, dados que segundo o secretário, devem ser confirmados no próximo senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) “Mesmo com matrículas acima do esperado, estamos, conforme o possível, atendendo a todas as famílias”, finalizou Grespan.
Assessoria de Comunicação