Os trabalhos em prol da revitalização e conservação da área da Segunda Lagoa não param e, dessa vez, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), está instalando cestos de ferro nas caixas de contenção existentes na margem da Lagoa.
A medida é inédita e está em caráter de teste, uma vez que são as primeiras estruturas a serem implantadas no local. Conforme o secretário da pasta, Toniel Fernandes, o objetivo é evitar que resíduos sólidos, lixos e matérias poluentes sejam despejados no leito da Segunda Lagoa.
“Estamos nos precavendo ao período chuvoso que é comum começar no mês de dezembro e pode estender até fevereiro. Esses cestos vão reter todo lixo ou material sólido que vem através das enxurradas que desaguam na lagoa. A nossa preocupação sempre será com a sua conservação e da fauna existente no local”, explicou.
Os cestos foram projetados com capacidade de armazenamento de até 3 metros cúbicos de resíduos. Assim que estiverem cheias ou sempre que necessário, a SEMEA fará a retirada de todo o lixo, prevenindo a ruptura e, consequentemente, a contaminação da Segunda Lagoa.
Além disso, foi feita uma bacia preventiva em uma das caixas de contenção. Por aquele bocal, um grande volume de água pluvial é despejado no leito da Lagoa, vindo especificamente dos bairros Lapa, Interlagos, Jardim Dourados e Santo André. A bacia irá reter o despejo direto ao leito, principalmente a quantidade de areia.