A Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) concluiu na manhã desta sexta-feira (17), a 2ª etapa da Campanha “Sou Servidor Sou Exemplo”, no Serviço de Convivência “Tia Nega”.
Esta etapa aconteceu em todos os setores da Secretaria de Assistência Municipal, sendo os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros departamentos.
No “Tia Nega”, os idosos atendidos e servidores assistiram a palestra sobre o descarte correto de resíduos inservíveis e materiais recicláveis, noções de separação destes materiais e como evitar a poluição e degradação do meio ambiente.
A coordenadora Eliana Queiroz pontuou os problemas que podem ser gerados quando os resíduos são descartados irregularmente e a importância de direcionar o que pode ser reciclado para a coleta seletiva.
“Muita gente não tem consciência que os resíduos despejados nas pias, tanques e vasos sanitários podem contaminar nossos lençóis freáticos e até nossos rios e lagoas. Importante ter o hábito de separar e colocar aquilo que não pode ser reaproveitado para a coleta de resíduos convencional e os recicláveis para a coleta seletiva. Este material vai para a Cooperativa Arara Azul, sendo reciclado e gerando renda para as famílias cooperadas”.
Para a coordenadora do SCFV, Roberlúcia Pereira Moezinho, esta palestra colabora muito com as atividades de convivência realizadas com os idosos. “Muitos têm aqueles hábitos antigos de jogar lixo de qualquer forma ou até queimar e, esta palestra traz uma nova visão para eles, sendo multiplicada aqui e em suas casas também. Somos muito gratos pela atenção que a SEMEA teve conosco”, concluiu.
A Projeto “Sou Servidor Sou Exemplo” iniciou no ano de 2021, com o objetivo de levar esta conscientização a todos os setores da Prefeitura de Três Lagoas, disponibilizando as lixeiras personalizadas onde deve ser depositado os resíduos recicláveis.