A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por meio da Coordenação do Setor de Imunização, informa aos pais e educadores de meninas de 11 a 13 anos de idade, que a segunda dose da vacina contra o vírus do papiloma humano –HPV , (sigla do inglês – “Human Papilon Virus”), começará a ser aplicada, a partir da próxima quarta-feira (10).
A vacina estará disponível em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde do Município de Três Lagoas (Postos de Saúde dos Bairros) para atender às meninas de 11 a 13 anos de idade, que já receberam a primeira dose, há seis meses, seguindo o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde na aplicação dessa vacina, para prevenir com a imunização contra o câncer de colo de útero.
“Cada menina dessa faixa etária deverá tomar três doses para completar a proteção contra o câncer de colo de útero. Portanto, passados seis meses da primeira dose da vacina, é imprescindível que essas meninas comparecem às Unidades de Saúde para a segunda dose”, informou a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Humberta Azambuja.
Após esta segunda dose, a terceira será aplicada como reforço, passados cinco anos após a primeira dose, recomenda o Ministério da Saúde.
“Por esses motivos, é imprescindível a apresentação da carteira de vacina para receber, nas datas certas, as doses da imunização contra o HPV, principal causador do câncer de colo de útero”, orientou Humberta.
“O cronograma completo da aplicação desta vacina é de três doses. A última dose é daqui a cinco anos e serve como reforço de prevenção”, explicou a enfermeira.
ESCOLAS
A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, graças à estratégia de deslocar equipes para vacinar as meninas nas respectivas Escolas em que estudam , vacinou 2.280 meninas, do total dessa população, residindo no Município, que é de 2.595 meninas.
“Essa estratégia deverá continuar no esquema da aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV. As equipes das Unidades de Saúde programarão com a direção de cada Escola os dias e horários da vacina das meninas, a partir da próxima quarta-feira, dia 10”, informou a enfermeira Humberta.
Tanto nas Escolas como nas Unidades de Saúde, “é imprescindível que as meninas apresentem a Carteira de Vacina”, voltou a lembrar a coordenadora do Setor de Imunização.
Fotos: Campanha de divulgação oficial
Assessoria de Comunicação