O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), José Aparecido de Moraes e a equipe de técnicos da Diretoria Municipal de Turismo participaram da apresentação das ações e o Plano Estratégico 2019-2020 da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur – MS).
O evento ocorreu na própria Fundação e contou com a participação do assessor de Gabinete Diego Garcia Santos e do Diretor-Presidente Bruno Wendling que detalhou as principais ações do Governo do Estado em relação ao turismo estadual nos últimos 18 meses, explanou sobre a metodologia de trabalho dessa fundação e sobre o plano para esse seguimento para os próximos anos de 2019 a 2022.
Estiveram presentes representantes da prefeitura de Aparecida do Taboado, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), vários empresários do ramo do turismo local, como pousada, hotéis, restaurantes, profissionais ligados direta e indiretamente ao Turismo, e membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
Bruno Wendling reforçou a tese de que o turismo é uma atividade econômica importante, responsável por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e estadual, com a geração de aproximadamente 7 milhões de emprego com uma participação de mais de meio trilhão de reais na economia brasileira.
Outro aspecto discutido foi a preocupação com os efeitos do dinamismo do mercado consumidor do turismo, bem como usos de tecnologias adequadas e qualidade dos serviços prestados. Durante o evento, os participantes foram informados de que o COMTUR de Três Lagoas está na fase final para posse dos novos membros, e já previamente acordado que a presidência seja ocupada pelo seguimento empresarial.
No encerramento foram apresentados vídeos institucionais promocionais do Mato Grosso do Sul e um resumo sobre Plano de Desenvolvimento da Região Costa Leste, que é um resultado dos trabalhos que tiveram início há pouco mais de um ano, com a implementação do programa LíDER (Lideranças para o Desenvolvimento Regional).