O trabalho, realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação- Undime, em parceria com o Unicef, visa realizar um diagnóstico da situação dos municípios brasileiros em relação ao Plano Municipal de Educação – PME, com o objetivo de mobilizar, organizar e capacitar os Dirigentes Municipais de Educação – DME para a elaboração do documento.
Três Lagoas foi escolhida para ser um dos seis pólos do estado e deverá receber secretários e assessores educacionais das cidades de Água Clara, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Selvíria, Santa Rita do Pardo e Bataguassu. O encontro será no Centro Cultural Profª Irene Marques Alexandria, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
De acordo com a diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional e Pedagógico, Jussara Aparecida de Souza Fernandes, os educadores deverão trocar informações para que cada um desenvolva o trabalho em seu município.
É um encontro para traçar as diretrizes para elaboração do PME. Vamos identificar quais as dificuldades de cada município, o que eles necessitam para elaborar o trabalho, entre outras questões, explicou.
Além de Três Lagoas, também são pólos desse trabalho os municípios de Jardim, Ivinhema, Amambaí e Campo Grande, que recebe duas frentes de trabalho.
Em todo o estado, apenas seis cidades já fizeram ou estão fazendo o Plano.
Plano Municipal de Educação
No segundo semestre de 2004, teve início o processo de discussão e elaboração do Plano Municipal de Educação – PME, importante instrumento para o planejamento e execução de políticas públicas educacionais para os próximos dez anos.
Ele foi discutido e aprovado durante o III Congresso Municipal de Educação, ocorrido em fim de novembro. Alguns pontos aprovados: reafirmação da gestão democrática, discussão do sistema de ciclos e construção de escolas infantis.
Uma das novidades é a transformação do Fórum do PME em entidade permanente para acompanhar a votação na Câmara de Vereadores e desdobramentos da implantação.
Foi aprovada a construção de novas creches e de escolas infantis próprias. O ensino por ciclos de formação deve ser permanentemente discutido e qualificado por processo de formação, desenvolvido através de parcerias com diversas universidades e acompanhado por pais, alunos e funcionários das escolas.
O Plano Municipal de Educação tem a abrangência do Sistema Municipal de Ensino que agrega as escolas da rede pública municipal de todos os níveis e modalidades, bem como todas as instituições privadas de educação infantil. A construção do Plano contou com a participação da sociedade civil e educacional, direta ou indiretamente envolvida com a educação do município, através de encontros promovidos pelo Fórum do Plano Municipal de Educação, instituído com o objetivo de coordenar a elaboração do PME.
O Fórum é composto por diversas entidades e instituições educacionais e afins que atuam na cidade. Para subsidiar a discussão, nos diferentes espaços, foi socializada a Proposta de Texto Base para o Plano Municipal de Educação de Porto Alegre, elaborada pela Comissão Executiva do Fórum do PME.
A referida proposta abordou, no seu conteúdo, o Perfil do Município e o Diagnóstico da Educação, Temas Básicos da Educação, tais como: Sistema Municipal de Ensino, Gestão Democrática, Financiamento da Educação e Trabalhadores em Educação.
Título Educação Básica: Direitos dos Cidadãos e Cidadãs trata sobre a conjuntura e as concepções da educação no contexto municipal, os Compromissos e Diretrizes Gerais da Educação, bem como os níveis e modalidades da educação básica, cada um com o seu respectivo diagnóstico.
Assessoria de Comunicação