O secretário de Finanças e Planejamento, Walmir Marques Arantes, estará em Brasília nesta quinta-feira (29) para levar ao DNIT Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes, a 2ª prestação de contas da execução do projeto de retirada do contorno ferroviário de Três Lagoas.
Com mais de 50% do projeto já realizado o secretário diz que esse trabalho vem para viabilizar o restante dos recursos. Levaremos o projeto financeiro e o projeto técnico dos estudos topográficos, afirmou.
O projeto tem como objetivo principal estudar e a analisar as alternativas para implantação de uma variante ferroviária afastando a linha férrea da área urbana.
A eliminação das passagens em nível pelo centro urbano tem como beneficio o transporte ferroviário, possibilitando a liberdade para evoluir livremente em maior velocidade.
Outro ponto favorável é a retirada de locais de conflito ao tráfego e a circulação de veículos urbanos e de pedestres, evitando que seja colocada em risco a operação ferroviária e a população, garantindo aos habitantes maior acessibilidade, conforto, segurança e rapidez no deslocamento pelas vias urbanas.
Até hoje já foi pago R$488.000,00 para a elaboração dessa obra.
Obra
A Consegv, empresa vencedora da licitação é de Campo Grande e teve 240 dias para executar os estudos e elaborar o projeto.
Renato Márcio Giordano, diretor da empresa que realizou o estudo, esclareceu que a primeira fase teve início com a produção de fotos aéreas.
O projeto começou com um vôo e a produção de aerofotos. Após o levantamento foi realizado o projeto de viabilidade técnica, ambiental e orçamentária para a realização da obra, explicou.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO