Na última quarta-feira (19), o secretário de Meio Ambiente, professor Jurandir da Cunha (Nuna) Viana Júnior, e o diretor de Agronegócio, Ciência e Tecnologia, Renato Roberto Carrato Neto, participaram do encontro regional de Arranjos Produtivos Locais de MS – APLs, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, de Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo – Seprotur, na cidade de Paranaíba, com o intuito de fomentar a produção leiteira na região do Bolsão.
Segundo o diretor de Agronegócio, Ciência e Tecnologia, o objetivo do ciclo de palestras foi oferecer aos produtores orientação técnica para que a atividade seja produtiva e rentável.
“Técnicos da Agraer e Prefeitura de Três Lagoas farão visitas aos assentamentos e aos produtores tradicionais para levar informações, diagnosticar problemas, acompanhá-los e solucioná-los”, explicou Renato. Ele destacou que 90% dos pequenos produtores tiram seu sustento a partir da produção leiteira.
O diretor da Secretaria de Meio Ambiente acrescentou ainda que a produção de derivados do leite também será beneficiada, uma vez que as técnicas e informações levadas aos produtores contribuirão para "aumentar a quantidade e melhorar a qualidade do leite”.
De acordo com o Sebrae, 800 produtores de Mato Grosso já são atendidos pelo Programa Leite Forte. A meta é que esse número seja de 1,5 mil produtores beneficiados pelo Programa.
O Programa é desenvolvido por meio de parcerias com o Sebrae, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer, SENAR, Sindicatos Rurais e Prefeituras.
Participaram do encontro o secretário adjunto da Seprotur, Paulo Engel; autoridades de Paranaíba, representantes do Sebrae, Agraer, municípios da região do Bolsão e produtores de 18 cidades.
Na próxima segunda-feira (24) haverá o Encontro Estadual, em Campo Grande, coma participação do governador André Puccinelli e da secretária da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.
REGIÕES
Com o Programa Leite Forte, o Estado foi dividido em cinco regiões para melhor disposição de técnicas, visitas, assistência e orientações aos produtores de leite de toda a cadeia produtiva.
SAIBA MAIS SOBRE OS APLs
Oportunidades
-Ampliar o número de pequenos produtores e fortalecer os grandes;
– Ampliar o número de organizações de produtores e pequenos empreendedores como as cooperativas e associações;
– Ampliar a remuneração do produtor de leite;
– Garantir oportunidade de emprego para os filhos dos produtores nas propriedades leiteiras.
Estratégias
– Aumentar o número de assistência técnica;
– Aumentar o número de parcerias;
– Fomentar os fornecedores de insumo;
– Apoio a abertura de linha de crédito.
Assessoria de Comunicação