Na semana passada o secretário de Meio Ambiente, Agronegócio Ciência e Tecnologia, Jurandir da Cunha Viana visitou junto de seus assessores, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) articulando parceria da Prefeitura para realização da Feira de Ciência e Tecnologia, promovida pelo próprio IFMS de 22 a 27 de setembro deste ano.
Na ocasião o secretário articulou as ações a serem realizadas pela Prefeitura, uma vez que o evento prevê a realização de seminários, palestras e minicursos. A parceria foi tratada diretamente com o reitor em exercício do IFMS, Moacir Augusto de Souza e o pró-reitor de pesquisa e inovação, Luiz Simão Staszczak.
Acompanharam o secretário na visita técnica o diretor do Departamento de Políticas Agrárias, Milton Elias Junior, os assessores Mohamed Youssef El Jarouche, e a assessora, também da Secretaria, Amanda da Costa Pirotto.
FEIRA
O IFMS promove a Feira Científica não somente em Três Lagoas, mas também Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina e Ponta Porã, e acontecerá simultaneamente de 22 a 27 de setembro. O evento faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia da Instituição.
A feira é aberta aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, médio ou nível técnico, integrado de nível médio, de instituições de ensino público ou privadas. A submissão de trabalhos está aberta até o dia 31 de agosto e, a relação dos projetos selecionados tem previsão de ser divulgada até o dia 8 de setembro.
Para participar o estudante precisa residir e estudar em uma instituição de ensino no mesmo município do Campus do IFMS.
Cada trabalho pode ter no máximo três estudantes (ensino médio e técnico integrado de nível médio) ou cinco estudantes (ensino fundamental), um orientador e um coorientador.
Os trabalhos podem estar inseridos nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Agrárias, e todas suas subáreas, ou ser multidisciplinar.
Outras informações a respeito da Feira podem ser encontradas no site do IFMS, www.ifms.edu.br.
PARCERIAS
Outras parcerias já firmadas, porém em fase de desenvolvimento também foram discutidas, uma delas, é a implantação de incubadoras, a qual tem por objetivo promover e estimular o desenvolvimento social e tecnológico por meio de integração entre Prefeitura, Universidades, Instituições de ensino, empresas e sociedade em geral.
A intenção é que o Município seja um pólo de inovação tecnológica e social, por meio de transferência de tecnologia e estímulo de empreendimentos sustentáveis.
Tais incubadoras darão suporte para instituições, empresas e outros, para que possam realizar suas pesquisas.
O projeto em fase de desenvolvimento é de que a proposta de incubação abranja todas as áreas do conhecimento, seja de novos empreendimentos ou daqueles já estruturados.
CONCEITO
Uma incubadora é um mecanismo que apoia e estimula a criação e desenvolvimento de micro e pequenas empresas em seus aspectos técnicos e gerenciais, facilitando e agilizando o processo de inovação, dando condições para as empresas desenvolverem produtos e serviços.
Trata-se de um local específico destinado a abrigar empresas cujos produtos, serviços e outros processos derivam dos resultados de pesquisas das quais a tecnologia tem grande representatividade.
Entre as vantagens está o ambiente empresarial voltado para inovação, captação de recursos e acesso a editais de fomento, facilidade de transferência de tecnologia, disponibilidade de infraestrutura física entre outros.
A incubação poderá ser feita no espaço físico disponibilizado pela incubadora ou em espaços alternativos disponibilizados pelas empresas interessadas.
Assessoria de Comuniação