O secretário de Saúde de Três Lagoas, Jorge Martinho, participou nos dia 29 e 30 de agosto, em Brasília (DF), da reunião e posse da diretoria do CONASEMS Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde.
O ministro da Saúde, Dr. José Gomes Temporão, também participou da reunião de posse do Conselho.
De acordo com Jorge Martinho, é a primeira vez que o município tem representatividade no conselho. O CONASEMS é o órgão de deliberação dos secretários de saúde, em nível nacional, explicou.
Além do CONASEMS, o Estado de Mato Grosso do Sul está representado no CONARES Conselho Nacional das Representações Estaduais, do qual participam os secretários de saúde de Três Lagoas, Nova Andradina e Campo Grande.
A reunião do CONASEMS acontecerá uma vez por mês, em Brasília. Em agosto foram discutidos o repasse de R$ 2 bilhões para o Nordeste, a Regulamentação da Emenda Constitucional Número 29, que visa aumentar os recursos para a saúde, e avaliação do pacto pela saúde.
Martinho informou que sobre o pacto, Mato Grosso do Sul é o Estado onde houve maior avanço. Já foram formalizadas as participações dos 78 municípios, com exceção do Evangélico de Dourados, todos os hospitais, estão contratualizados em Mato Grosso do Sul.
Na reunião do mês de setembro, serão levadas à Brasília as decisões da CIB Conselho Intergestores Bipartite.
Martinho destacou que a participação do município é de suma importância. Oportuniza-nos participar e acompanhar as decisões. A representação é muito importante para os contatos da parte técnica e política, finalizou o secretário.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO