Visando estimular a interação entre os setores empresariais, os centros acadêmicos do norte do Paraguai e da Argentina e os portos do Norte do Chile e o turismo entre as áreas envolvidas, foi realizado nos dias 21 e 22 de agosto de 2019 em Campo Grande a 8ª Reunião Corredor Rodoviário Bioceânico, que contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), José Aparecido Moraes.
O encontro teve ainda a participação de autoridades dos países envolvidos. No Brasil o coordenador geral é o Ministro de Relações Exteriores João Carlos Parkinson de Castro que, juntamente com o Governador do Estado Reinaldo Azambuja, recepcionou a todos os profissionais que estiveram presentes no evento.
Os trabalhos iniciaram na manhã do dia 21 com a Abertura Oficial e em seguida com os inícios dos trabalhos divididos em cinco grandes grupos: Infraestrutura, Transporte e Logística; Produção e Comércio; Simplificação dos Procedimentos Aduaneiros; Rede de Universidades e Turismo.
Ao final do dia 22 foram apresentados os resultados das mesas de trabalho e leitura da Ata Final.
Para o secretário “a participação do Município nessa rodada de discussões é extremamente positiva e demonstra que temos interesse em participar desse importante acontecimento que contribuirá e muito com o desenvolvimento das regiões envolvidas, uma obra que interligará o transporte de cargas e pessoas entre os oceanos Atlântico e Pacífico, reduzindo o tempo de espera e viagem entre os centros produtores e consumidores, além de incentivar o turismo e o congraçamento entre os povos”, explicou Moraes.