O secretário municipal de Educação e Cultura, Mário Grespan, viaja nesta quarta-feira (25) até a cidade de Indaiatuba SP com o intuito de aprimorar seus conhecimentos sobre o Programa um Computador por Aluno (PROUCA), instituído pelo Governo Federal, através da Lei 12.249, de 10 de junho de 2010.
As escolas da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba, já utilizam o programa há algum tempo e servem como modelo para todo o País. Estarei vendo como é o funcionamento do PROUCA naquelas instituições, para que posteriormente o nosso setor pedagógico também possa fazer uma visita naquele município, disse Mário Grespan.
O secretário retornará a Três Lagoas na sexta-feira (27).
PROUCA
O programa deverá ser implantado em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas, beneficiando 3.070 alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O valor do investimento será de R$ 1.056.632,60, o equivalente a R$ 344,18 por computador.
SEGURANÇA
A compra dos computadores será através do sistema de pregão eletrônico para agilizar o processo da aquisição, já que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura prevê a implantação do PROUCA a partir do início das aulas do segundo semestre deste ano letivo.
De acordo com o PROUCA, os equipamentos têm dispositivo anti-furto, que trava o hardware caso o laptop seja retirado do ambiente escolar e desligado do servidor. As máquinas também vêm com um pacote de programas educativos, games, planilhas, ferramenta de texto, comunicador instantâneo, criação e edição de áudio, vídeo e foto e acesso à rede sem fio e conexão à internet.
O objetivo é de que sejam utilizados pelos alunos e professores.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO