A Coleta Seletiva foi implantada em 2014 no município, nas modalidades porta a porta (PaP) e s Locais de Entrega Voluntária (LEVs) posicionados em locais estratégicos com grande fluxo de pessoas têm o objetivo de atender todo o perímetro urbano com a coleta dos materiais recicláveis, contribuindo para a diminuição da disposição destes no aterro sanitário municipal.
Diante disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) da Prefeitura de Três Lagoas orienta a população para quecontinue a participar e contribuir com o reaproveitamento dos materiais recicláveis, através da segregação do seu lixo e o dispondo em LEVs ou lixeiras no horário da coleta seletiva.
Os materiais "secos" ou recicláveis, são aqueles que podem ser reutilizados, como, por exemplo: plásticos, papéis, papelão e metais. Os materiais que costumam aparecer com maior frequência no cotidiano são: latas de (refrigerante, molho de tomate, sardinha), caixas de papel e papelão, garrafas PET (refrigerante), recipientes de produtos de higiene e limpeza, frascos plásticos e de vidros em geral.
Parte deste material é recolhida através da coleta seletiva, LEVs e/ou por catadores informais de material reciclável e, posteriormente, comercializados ou encaminhados para a Cooperativa Arara Azul, que é composta por 24 cooperados (2018), os quais realizam a segregação e processamento dos resíduos para posterior comercialização. Deste importante trabalho, os cooperados tiram o sustento de suas famílias e contribuem para um meio ambiente menos poluído e mais sustentável.