O projeto está sendo desenvolvido com 80 mães atendidas pelo Programa Colo de Mãe que tem como meta o atendimento de 340 crianças de 0 a 6 anos. Em média são atendidas 283 famílias inseridas no CAD Único em situação de risco e acompanhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS): Interlagos, Ruth Filgueiras, São João e Vila Piloto.
A iniciativa do projeto surgiu em decorrência da capacitação em Educação Alimentar e Nutricional no âmbito dos CRAS realizado no período de 8 a 10 de junho de 2010 na cidade de Paranaíba, promovida pela Secretaria de Estado da Assistência Social (SETAS). Sendo assim, foi solicitado aos municípios participantes a elaboração de um projeto a ser executado sobre o tema acima descrito.
O projeto visa melhorar os hábitos alimentares das famílias a partir das mães cadastradas e selecionadas do Colo de Mãe, proporcionando conhecimento sobre alimentação saudável. O conhecimento adquirido possibilitará a prevenção de alguns riscos de contaminação e doenças causadas pela alimentação em especial a desnutrição infantil e doenças como: diabetes, colesterol, hipertensão arterial, com o suprimento das necessidades nutricionais.
No primeiro momento as famílias receberam palestras sobre o que é uma alimentação saudável, usando como metodologia de trabalho oficinas, materiais educativos (pirâmide alimentar), orientações sobre cardápio alimentar juntamente com as mães para facilitar o dia-a-dia, além de orientações sobre economia e reaproveitamento de alimentos.
Entrega de floreiras para plantio de hortas domésticas
Dando sequencia ao projeto a prefeita Márcia Moura (PMDB) acompanhada da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho entregará para 80 mães atendidas pelo Programa Colo de Mãe uma floreira para o plantio de hortas domésticas. O evento será realizado na próxima sexta-feira (3), às 10h, na sede da Secretaria de Assistência Social.
As ações serão realizadas uma vez por semana durante 12 meses, o acompanhamento também acontecerá através de visitas domiciliares quinzenalmente realizadas pela equipe do CRAS de referência, onde irão avaliar como o projeto tem contribuído para que as famílias melhorem sua alimentação.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO