A secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Maria Lúcia Firmino informou na manhã desta terça-feira (26) que até o último domingo (24) ninguém havia acionado a Secretaria sobre o caso da senhora que vivia em situação de abandono no bairro Jardim Itamarati.
Nós não recebemos nenhuma denúncia sobre esse caso antes, somente no dia 24 fomos acionados através do Centro Especializado em Assistência Social (CREAS), explicou Maria Lúcia.
Ainda de acordo com a secretária, uma assistente social se dirigiu até o local e acompanhada de um bombeiro, tentou encaminhar a senhora até o albergue municipal para que ela recebesse os cuidados necessários. O bombeiro também já havia tentado leva-la até uma Unidade de Saúde para que ela fizesse alguns exames, mas por vontade própria a senhora não quis sair de sua residência, e acrescentou: a partir do momento que fomos informados foi feita uma articulação, inclusive com agendamento de uma visita na casa dessa senhora com a delegada e uma equipe psicossocial do CREAS, ressaltou a secretária.
Periodicamente as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) se reúnem com os agentes comunitários para detectar esse tipo de situação no município e em todos casos, as pessoas são atendidas e encaminhadas. O CREAS recebe de 3 a 4 denúncias por semana de maus tratos contra idosos e em todos esses casos damos encaminhamento e tomamos as providências necessárias, finalizou Maria Lúcia.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO