A secretária de Assistência Social do município de Três Lagoas, Maria Lúcia Firmino, participou da solenidade de abertura do Projeto Repasse da Capacitação da Formação Continuada de Socioeducadores em Meio Aberto e em Meio Fechado, na manhã desta quarta-feira (27), no CRASE “Coração de Mãe”.
Representando a prefeita Marcia Moura (PMDB), Lucia Firmino ressaltou a preocupação do Município com o adolescente e a importância do trabalho e ações desenvolvidas para reintegrá-lo à sociedade.
A capacitação segue até a próxima sexta-feira (29), nos períodos matutino e vespertino. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS e Unidade Educacional de Internação – UNEI “Tia Aurora”, em parceria com a Escola de Conselhos da UFMS de Campo Grande e da Superintendência de Assistência Socioeducativa – SAS/SEJUSP.
Também participaram da solenidade a coordenadora da Proteção Especial da Setas, Marlene Espósito; o Defensor Público, Olavo Colli; o diretor da UNEI, João Batista Pinheiro; a diretora de Proteção Social Especial, Mara Eulália Carrara da Silva; e representantes das equipes de referência.
PROJETO
O Projeto Repasse reconhece a formação permanente dos Socioeducadores como um método que proporciona ferramentas e visa a condução dos atendimentos e acompanhamentos com os adolescentes que praticaram algum ato infracional e estão em cumprimento de Medidas Socioeducativas, seguindo as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo -SINASE.
Consecutivamente, é neste momento que também se mobilizará a interação e articulação intersetorial de políticas públicas na rede Socioassistencial no município de Três Lagoas e assim, havendo uma discussão sobre o processo de acompanhamento e orientação estruturados na vida pessoal do adolescente “infrator”, considerando a família, a escola, a comunidade, o trabalho, a profissionalização e o lazer do contexto social em que o adolescente vive, bem como enfocando o fortalecimento do vínculo familiar.
O “Repasse é o ponto Culminante do Projeto”, pois leva os participantes a terem uma melhor interpretação dos questionamentos e informações apresentadas no encontro e assim interagir e auxiliar o trabalho desempenhado pelos Socioeducadores e o cumprimento das Medidas Socioeducativas tanto em Meio Aberto como em Meio Fechado em Três Lagoas.
Assessoria de Comunicação