A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) e empresas municipais, começará a desenvolver a partir do mês de março a campanha Rodovidas Cidades no Município. O programa terá como objetivo a diminuição dos índices de acidentes registrados nas ruas de Três Lagoas.
Segundo a coordenadora de Educação no Trânsito, Caroline Feliciano, a campanha vai desenvolver várias ações durante o ano que vão envolver todos os cidadãos. “Vamos começar o trabalho pelas crianças, por meio de uma ação que será desenvolvida no SEST/SENAT com os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares num sábado do mês de março que ainda será definido pelos organizadores da campanha”.
Caroline destacou que as ações desenvolvidas terão como principal enfoque o respeito ao trânsito. “Haverá durante todo o ano blitze educativas, palestras, apresentações teatrais entre outas atividades que ressaltarão a importância da segurança no trânsito”.
A coordenadora ressaltou que durante todo o ano de 2015 a Semutran realizou diversas atividades educativas nas escolas e empresas de Três Lagoas que alertavam sobre a importância da travessia na faixa de pedestres, simulação da forma correta da utilização da faixa de pedestres e a importância de respeitar as leis de trânsito.
ACIDENTES
De acordo com informações da Semutran, foram registrados pela Polícia Militar (PM) 1.083 acidentes no ano de 2015, sendo que deste total, 416 foram de acidentes sem vítimas, 664 com vítimas e 03 com vítimas fatais. Houve uma redução no número se comparado com o ano de 2014, quando foram registrados pela PM 1.200 acidentes, sendo 326 acidentes sem vítimas, 865 com vítimas e nove com vítimas fatais.
“O maior índice de acidentes são registrados em ruas pavimentadas e com sinalização. Ainda há um desrespeito com as normas de trânsito, como por exemplo, o uso de cinto de segurança, o não uso de telefone celular e a faixa de pedestre. Motoristas, ciclistas e pedestres devem ter a consciência que devem fazer a sua parte para que possamos ter um trânsito mais seguro”, finalizou Caroline.
Leciele Segantini/Assessoria de Comunicação