
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nos dias 25 e 26 de março, uma capacitação voltada para enfermeiros das Unidades de Saúde da Família (USF), em alusão ao Dia Mundial da Tuberculose, celebrado no dia 24 de março. O evento aconteceu no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM) e abordou aspectos essenciais da doença, diagnóstico e manejo dos casos.
A capacitação teve como objetivo fortalecer a detecção precoce, o diagnóstico oportuno e o manejo adequado da tuberculose, garantindo um tratamento eficaz e contribuindo para a interrupção da cadeia de transmissão.
Jamila Gomes, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da SMS, responsável pela organização do evento explicou que outra meta é a qualificação dos profissionais para o acompanhamento dos pacientes, estimulando a adesão ao tratamento e reforçar as ações de vigilância, visando reduzir a incidência e o impacto da doença na comunidade.
CASOS DE TUBERCULOSE EM TRÊS LAGOAS
De acordo com dados do Programa Municipal de Controle da Tuberculose da SMS, em 2024 o município registrou 80 casos da doença, um aumento de 37,93%, comparado ao ano anterior que foi de 58 pacientes. Em 2025 até o início deste mês foram contabilizados 11 novos registros positivos da doença.