‘A secretária de Saúde, Elenir Neves, informou a imprensa nesta terça-feira (4) a primeira morte suspeita da nova gripe no município. Segundo Elenir, o paciente teve graves complicações respiratórias decorrentes de gripe comum e recebeu todo atendimento hospitalar durante os nove dias em que esteve internado.
Ainda sobre o caso, a secretária de Saúde ressaltou que não há como confirmar se o paciente foi mais uma vítima da nova gripe. Exames serão realizados a partir da secreção nasofaríngea do paciente que foi encaminhado para Campo Grande no último dia 30. De Campo Grande, este exame segue para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e a Secretaria de Saúde receberá o resultado daqui a aproximadamente 20 dias.
As medidas preventivas já foram tomadas com a criação do ambulatório da gripe no município, criando um fluxo único de atendimento, evitando o estrangulamento no atendimento de outras unidades de saúde: O que podíamos fazer enquanto medida preventiva já foi feito. Já foram encaminhados dois lotes do medicamento para os hospitais e temos também a equipe de Educação em Saúde que está visitando as escolas, mas nossa intenção é ampliar esse trabalho para outros lugares de grande aglomeração como igrejas e bancos, além de realizar parcerias para esta ação, destacou Elenir.
De acordo com a secretária, até esta segunda-feira (3) 285 pessoas procuraram o ambulatório da gripe para o primeiro atendimento, uma média de aproximadamente 50 atendimentos diários. Destas, 12 pessoas foram encaminhadas para o hospital e já receberam alta
três pessoas estão sendo monitoradas em regime domiciliar. Elenir ainda informou que o paciente que estava internado em São José do Rio Preto também já recebeu alta. O primeiro óbito suspeito da nova gripe, segundo Elenir, foi o da tarde desta segunda-feira (3).
A secretária de Saúde disse que