A diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, implantou em Três Lagoas a coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental.
A Vigilância em Saúde Ambiental desenvolve um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatos determinantes e condicionantes do meio ambiente, que possam interferir na saúde do homem com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Gisleine Saiar, em Três Lagoas a coordenação já realiza trabalhos como a análise fisicoquímica e micriobiológica da água. O município possui um laboratório, onde realiza a análise da água para consumo humano.
Gisleine destacou que a Vigilância em Saúde Ambiental monitora a água proveniente dos cavaletes. Dentro do programa de Saúde Ambiental fazemos o monitoramento da água fornecida pela Sanesul.
A Coordenação da Vigilância em Saúde Ambiental de Três Lagoas fica no prédio do Hemonúcleo, próximo a Clínica da Mulher.
Atribuição
A Vigilância em Saúde Ambiental é responsável pela coordenação, a avaliação, o planejamento, o acompanhamento, a inspeção e a supervisão das ações de vigilância relacionadas às doenças e agravos à saúde no que se refere a água para consumo humano, contaminações do ar e do solo, desastres naturais, contaminantes ambientais e substâncias químicas, acidentes com produtos perigosos, efeitos dos fatores físicos e condições saudáveis no ambiente de trabalho.
Em Mato Grosso do Sul, a Vigilância em Saúde Ambiental começou a ser implantada em 2004 e regulamentada através do Decreto Normativo nº. 12.375, de 19 de julho de 2007.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO