Desde o início do mês de julho, a Secretaria de Saúde do Município trabalha com medidas de prevenção e controle junto aos técnicos e médicos de Três Lagoas, no que se refere ao vírus Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína.
A secretária da pasta, Elenir Neves, disse que a primeira medida foi no departamento de Educação e Saúde, que ministrou palestras sobre a prevenção e os sintomas do vírus para população em escolas, igrejas, empresas e no Pronto Atendimento Básico (PAB). Já a Vigilância Sanitária ficou responsável em levar informações em panfletos no aeroporto e rodoviária.
Os motoristas de transportes viários terrestres, intermunicipais e interestaduais, foram orientados por nossa equipe para tomarem medidas de higienização, descreveu Elenir.
A equipe de Vigilância Epidemiológica participou de reuniões técnicas em Campo Grande sobre o novo vírus da gripe. Com a capacitação dos profissionais, os hospitais de Três Lagoas, as Unidades Básicas de Saúdes (UBS), o SAMU, o Programa DST AIDS e os laboratórios médicos receberam orientação sobre o protocolo de manejo clínico e entrega de Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Os hospitais das cidades foram equipados pela Secretária de Saúde com kits de coleta de secreção nasofaringe e com o comprimido para casos graves – Oseltamivir (tamiflu) 75mg.
Até o momento não temos nenhum caso oficialmente confirmado em Três Lagoas como sendo de Influenza A (H1N1), mas estamos preparados. Nesse período do ano é comum essa gripe sazonal com complicações, esse é um dos motivos de pânico na população, afirmou Elenir.
A secretária informou que novas estratégias de plantões serão divulgadas nesta quarta-feira (29), e que a Administração Municipal divulgará as novas ações que serão implantadas já para o próximo mês. Mais informações pelo telefone (67)8427-7040.
Assessoria de Comunicação