‘
O Boletim Epidemiológico desta semana traz informações sobre toxoplasmose, uma doença de distribuição mundial, causada por um protozoário Toxoplasma gondii. Apresenta quadro clínico variado, desde infecção assintomática a manifestações sistêmicas extremamente graves. A sua importância clínica está no risco que representa as pessoas com deficiências imunológicas, além de ocasionar infecção fetal, através da passagem transplacentária. A prevalência no Brasil de anticorpos IgG na população em geral varia de 54% na região Centro-Oeste, e 75% na região Norte.
É importante fazer uma distinção entre as manifestações da doença, quais sejam: Toxoplasmose febril aguda, Linfadenite toxoplásmica, Toxoplasmose ocular, Toxoplasmose neonatal, Toxoplasmose no paciente imunodeprimido, Toxoplasmose e gravidez.
Exames em Três Lagoas
No período de 2006 a 2008 foram realizados 4.794 exames para toxoplasmose em gestantes residentes em Três Lagoas pelo IPED-APAE. Entre elas, 4.422 (92,2%) apresentaram sorologia IgG positiva e IgM negativa demonstrando exposição prévia a infecção revelando alta prevalência nas gestantes
313 (6,5%) das gestantes apresentaram IgG negativo e IgM negativas, mostrando-se suscetíveis a infecção