A Secretaria de Meio Ambiente já prepara o calendário de atividades para 2011, a informação foi confirmada pelo secretário de Meio Ambiente Cristovam Canela.
Estamos fazendo os últimos ajustes no que se refere aos projetos que devem ser realizados em 2011. Este ano queremos dar maior efetividade às ações ambientais no município, nossa idéia é realizar um trabalho em conjunto, Administração Municipal e população. Para isso pretendemos investir em campanhas educativas em parceria com escolas, entidades municipais, e toda sociedade, explicou o secretário.
Segundo Canela outro setor que receberá atenção especial será o processo de emissão de licenças ambientais.
Vamos agilizar a emissão de licenças ambientais e também aumentar a fiscalização. No ano passado tivemos êxito com a entrega de Licenças Operacionais através da implantação do SILAM, queremos que esse trabalho continue, enfatizou.
Ainda de acordo com o secretário todos os projetos a serem realizados no decorrer desse ano já foram definidos faltando apenas o aval da Administração Municipal.
Temos nosso cronograma definido, tanto dos projetos quanto das ações que pretendemos executar, agora eles irão passar pela apreciação dos setores competentes da Administração Municipal, assim que isso ocorrer vamos divulgar a população e executar o cronograma, ressaltou Canela.
As atividades de limpeza de canteiros centrais, plantio e reposição de mudas continuarão a ser realizadas. Simultaneamente serão desenvolvidas ações que conscientizem a população sobre a limpeza de calçadas e terrenos baldios, visando a manutenção de limpeza da cidade e a prevenção de possíveis doenças ocasionadas pelo acúmulo de lixo.
Na questão de calçadas e terrenos vamos realizar um trabalho em conjunto com a comunidade, é importante que cada um faça sua parte, lembrou o secretário.
Conscientização
De acordo com o secretário, em 2011 a conscientização da população em relação aos cuidados com o Meio Ambiente deverá ser um dos focos prioritários a ser trabalhado.
Ainda temos certa dificuldade em relação à conscientização da população com a conservação de nossos canteiros centrais e rotatórias, muitas pessoas continuam jogando lixo e até mesmo roubando mudas de nossas rotatórias, explicou Canela.
Recentemente mudas de plantas de uma das rotatórias situada na entrada da cidade foram roubadas.
Essas rotatórias estão passando por um projeto paisagístico, ainda nem foram entregues a população, mas já foram vítimas da ação de pessoas sem conscientização. Essa é uma questão que precisa ser trabalhada e que a população pode nos ajudar denunciando as pessoas que cometem esse tipo de crime contra o Meio Ambiente e contra o patrimônio Público, finalizou Canela.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO