
A Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), por meio da Administração Municipal, fiscalizou a volta às aulas nos 16 Centros de Educação Infantil (CEI’S) nesta terça-feira (24). O objetivo foi garantir a efetividade e funcionamento do novo sistema de fornecimento de Merenda Escolar.
O sistema de alimentação implantado provisoriamente nos CEI’S da Rede Municipal de Ensino (REME) é o de Escolarização da Merenda. As refeições são preparadas na sede de cada unidade.
O Departamento de Inspeção Escolar da SEMEC fiscalizou a implantação do novo sistema em todos os CEI’S na volta as aulas. “Para prestar assistência e garantir a efetividade e funcionamento do sistema, o Departamento de Inspeção Escolar passou de CEI em CEI. As aulas e o atendimento seguiram normalmente”, disse o titular da pasta, professor Mario Grespan Neto.
De acordo com o secretário, os CEI’S adaptaram-se ao novo sistema. “O objetivo da SEMEC foi devidamente alcançado, que é o de oferecer o melhor atendimento às crianças, com qualidade e responsabilidade. O sistema está de acordo com o que planejamos. As cozinhas estavam prontas e funcionando corretamente, freezers e geladeiras instalados, estoques cheios, ou seja, tudo certo. O contato entre a SEMEC e toda a REME sempre foi muito bem estabelecido, de forma que sejamos cada vez mais assertivos, aumentando os acertos e sanando as necessidades”, finalizou Grespan.
BALANÇO
QUINTA-FEIRA (19)
Início das aulas para todas as escolas e CEI’S da REME. O transporte escolar funcionou normalmente e todas as unidades escolares e de CEI’S receberam merenda.
O fornecimento de alimentação para as escolas e CEI’S ocorreu através de empresas contratadas em regime de urgência.
Para os CEI’S, no entanto, o horário de fornecimento da merenda não foi compatível com o cronograma das refeições. As aulas em algumas unidades foram suspensas ainda no mesmo dia. Na mesma data, a SEMEC realizava reuniões junto a Administração Municipal e gestores dos CEI’S para estabelecer novas estratégias de fornecimento de merenda. Ficou decidido nesta reunião a implantação da Escolarização da Merenda nos CEI’S, suspensão das aulas na sexta e segunda-feira, iniciando os atendimentos normalmente na terça-feira (24).
SEXTA-FEIRA (20)
As aulas nas escolas seguiram normalmente, com fornecimento de merenda e transporte. Mas nos CEI’S estavam suspensas. Em outra reunião, entre a SEMEC e gestores, ficou decidido que as aulas iniciariam nos CEI’S na terça-feira (24). Na mesma data, sexta-feira, iniciaram as contratações de merendeiras e estruturação das cozinhas dos CEI’S.
SEGUNDA-FEIRA (23)
Não houve atendimento dos CEI’S, pois, a SEMEC finalizava as instalações de freezers, geladeiras e fogões. As merendeiras iniciavam a limpeza e organização das cozinhas.
TERÇA-FEIRA (24)
Iniciaram as aulas em todos os CEI’S. O Departamento de Inspeção Escolar fiscalizou todas as unidades para garantir o funcionamento do novo sistema de fornecimento de merenda escolar. Ao todo, foram dois dias úteis, e um período da quinta-feira (19), sem atendimento nos CEI’S.
Assessoria de Comunicação