A Secretaria de Agronegócios, Ciência e Tecnologia promoverá entre os dias 28 e 31 de julho um curso voltado para a culinária de mandioca. As aulas serão ministradas no Sindicato Rural de Três Lagoas, das 7h às 17h.
Ao todo, foram disponibilizadas 150 vagas para o curso. Ainda temos algumas vagas, mas pedimos que os interessados não deixem para fazer suas inscrições na última hora, pois podem não encontrar mais vagas, frisou o secretário de Agronegócios, Ciência e Tecnologia, Luiz Akira.
Para fazer a inscrição, que é totalmente gratuita, os interessados devem estar munidos de RG e CPF, e dirigir-se à própria Secretaria de Agronegócios, localizada na Avenida Capitão Olinto Mancini, 2642, Colinos.
Para facilitar o processo de inscrição dos participantes, a Secretaria disponibilizou outros pontos de inscrição nos CRAS São João, Vila Piloto e Interlagos. Decidimos ampliar os locais de inscrição para facilitar todo o processo, apontou o secretário.
A responsável por ministrar o curso virá de Campo Grande, e possui grande conhecimento na área de culinária com mandioca. Iracema Sampaio lançou até mesmo um livro sobre esse assunto.
Todos os alunos que participarem do curso ao término das aulas levarão para casa um livro de receitas a base de mandioca. Essa é uma forma de dar extensão ao curso, destacou Akira.
Assim como o curso, o livro será ofertado aos alunos sem custo algum.
Festa do Folclore
Como forma de estender e apresentar o resultado à população, os alunos que participarem do curso de culinária da mandioca poderão apresentar seus produtos em uma barraca que será disposta na Festa do Folclore.
Vamos montar uma barraca especificamente para apresentarmos à população aquilo que os alunos produziram durante o curso. Essa também será uma forma de incentivar os alunos a darem continuidade a tudo que aprenderam nas aulas, disse o secretário.
Projeto 2010
De olho no mercado da culinária com mandioca, a Secretaria de Agronegócios, Ciência e Tecnologia, já começa a trabalhar em um novo projeto para 2010. Em 2010 queremos realizar a 1ª Festa da Mandioca, resumiu o secretário.
A iniciativa de realizar esse evento surgiu através de estudos e levantamentos que apontaram a grande aceitação do produto em nossa região.
A farinha de mandioca já é utilizada no preparo de muitos alimentos, assim como a massa retirada do cozimento da mandioca. Desses dois processos nascem várias iguarias, que a cada dia são introduzidas no cardápio de nossa região e aceitas pelo paladar da população.
Vamos trazer para essa 1ª Festa da Mandioca a culinária de nossa região e as novidades que estão surgindo, concluiu o secretário.
Mandioca
Originária do Brasil, a mandioca já era cultivada pelos índios, por ocasião da descoberta do País. Planta perene, arbustiva, pertencente à família das Euforbiáceas, tem na raiz a parte mais importante. Rica em fécula, utilizadas na alimentação humana e animal ou como matéria-prima para diversas indústrias, além de ser fonte de nutrientes também se caracteriza por suas propriedades energéticas. É rica em sais minerais (cálcio, ferro e fósforo), vitaminas do Complexo B, alto valor energético (cada 100 gramas possui 150 calorias).
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO