A Secretaria Municipal de Saúde alerta população e esclarece informações a respeito da aplicação do produto, por meio de bomba leco motorizada ou bombas costais, no objetivo de controle e combate dos vetores, transmissores da Dengue.
O trabalho é realizado pelos Agentes de Endemias durante a semana na madrugada e no final da tarde. O coordenador de Combate a Endemias, Benício Donizete da Silva, explica que as aplicações são feitas das 4h às 8h e das 16h às 20h.
“É importante a população se conscientizar e colaborar com os agentes, agindo de forma correta quando o morador estiver “in loco”. As portas e janelas devem ser abertas para que as partículas do veneno possam penetrar no interior da residência e agir com mais eficácia no combate à Dengue”, diz.
A bomba leco motorizada é totalmente direcional e a população deve entender que em ruas de único sentido de direção, o carro da Saúde terá que trafegar na contramão para atingir todas as residências. “A bomba é unilateral não tem duas vazões para atingir os imóveis dos dois lados da Rua. Obviamente o motorista está atento para não causar problemas, mas a população também deve colaborar prestando atenção no veículo que está devidamente identificado e trafega vagarosamente para poder aplicar o produto”, atenta o coordenador.
Benício completa pontuando que a compreensão dos moradores é extremamente necessária. “É um bem a nós próprios e não é de nenhuma forma prejudicial, precisamos evitar esta doença e tentar minimizar a incidência ao máximo talvez até cessar”, declara.
EFICÁCIA DO PRODUTO
Em setembro de 2014, por determinação do Ministério da Saúde houve alteração do produto aplicado por meio do fumacê ou bombas costais. O veneno que inibe o processo de desenvolvimento da larva do mosquito da Dengue.
A composição é a mesma, porém, o líquido que antes era a base de óleo agora é à base de água. “Com esta mudança ele fica mais leve e eficaz, pois as partículas podem se distribuir melhor, além de ter odor mais fraco”, pontua o coordenador Benício Silva.
Assessoria de Comuniação