A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Educação e Saúde, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social e Educacional (CRASE “Coração de Mãe”), promoveu na tarde da última terça-feira (9), orientações no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. A ação foi no próprio prédio do CRASE.
Os alunos que fazem parte do projeto realizaram um teatro sobre o tema, na qual abordaram as principais maneiras de combater a proliferação do mosquito. Logo em seguida, o coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito realizou uma palestra explicando quais sintomas de cada doença que pode ser transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.
“Continuamos com as orientações, em especial, às crianças, pois elas são as multiplicadoras de informações. Vale lembrar que são grandes colaboradores que ajudam a lembrar aos pais e responsáveis sobre a consciência de se deixar o quintal livre de qualquer objeto ou resíduo que possa acumular água”, disse.
Segundo a coordenadora do CRASE, Nilce Figueiredo Garcia, mil crianças participaram das ações. “Nós escolhemos a cada bimestre um tema para se trabalhar no CRASE e neste momento estamos discutindo sobre o meio ambiente. Além disso, utilizamos outras estratégias como acolhida, apresentações, redação de textos e poemas, com intuito de passar as informações para as crianças, uma vez que são multiplicadoras de tudo que é debatido aqui”, disse a coordenadora, que já adiantou que no próximo bimestre o tema a ser trabalho será diversidade cultural.
Patricia Acunha – Assessoria de Comunicação