A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de Controle de Hanseníase (PMCH) e do Programa Municipal de Controle de Tuberculose (PMCT), com a participação de médicos integrantes da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), intensificará uma série de ações, direcionadas à saúde da população, neste sábado (30), das 7h às 12h, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Essas múltiplas ações estão inseridas na Campanha Municipal de Mobilização Contra a Hanseníase e Tuberculose, realizada periodicamente em Três Lagoas, e coincidem com a Campanha do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, promovida pela SBD, em todo o Brasil, também no dia 30 de novembro.
Entre as ações, haverá “mutirão médico, constituído de especialistas em Dermatologia. Eles farão exames de pele para detecção de sinais precoces de Hanseníase ou Câncer da Pele”, antecipou o coordenador do PMCH e PMCT, fisioterapeuta, Antônio Carlos Modesto.
Também serão realizados exames complementares que se fizerem necessários, assim como outros procedimentos clínicos.
“Havendo a constatação de sinais positivos das doenças acima citadas, as pessoas serão orientadas e encaminhadas ao tratamento específico que a Saúde de Três Lagoas dispõe”, observou Modesto.
“A Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando essas ações de educação e prevenção contra a Hanseníase e Tuberculose, desde 1998. As campanhas e ações contra o Câncer da Pele foram intensificadas desde o ano 2000, graças à parceria com a SBD”, destacou.
PARTICIPAÇÃO
Na mobilização deste sábado no CEM, a Saúde de Três Lagoas coloca à disposição da nossa população os seguintes profissionais: equipes de Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiras, Fisioterapeuta, Técnicos de Enfermagem e Médicos.
“Com a participação das equipes dos Agentes Comunitários de Saúde, através da distribuição de panfletos nas suas respectivas áreas de atuação e inserções nas emissoras de rádio, intensificamos também nesta semana informações à nossa população sobre hanseníase, tuberculose e câncer da pele”, completou Modesto.
RESULTADOS
Graças a essas ações periódicas, têm sido eficientes em Três Lagoas os resultados na prevenção, educação e tratamento da Hanseníase, Tuberculose e Câncer da Pele, conforme revelam os relatórios da Secretaria Municipal de Saúde (Veja abaixo relatórios recentes).
Nos últimos anos,Três Lagoas foi até destaque em duas premiações, “durante o VIII Seminário de Avaliação e Planejamento das Ações de Controle da Hanseníase e Tuberculose / 2013 e da VI Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Vigilância e Controle da Tuberculose e Hanseníase, eventos ocorridos de 17 a 19 de julho de 2013, no Hotel Chácara do Lago, em Campo Grande”, destacou Modesto.
“Isso é fruto da atenção especializada e humanizada que se presta a toda pessoa atingida pela Hanseníase e pela Tuberculose no município de Três Lagoas, que oferece ações e serviços nessas áreas de forma descentralizada, ou seja, todo paciente diagnosticado pela equipe central dos programas de controle da hanseníase e da tuberculose, é referenciado para sua área de origem, próximo de sua residência, onde será também acompanhado diariamente pela equipe de ESF ou de EACS local, com o objetivo de promover a cura do indivíduo, prevenir novos casos das doenças e contribuir para o controle desses agravos no nosso Município”, ressaltou Modesto.
Assessoria de Comunicação