A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio das equipes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), promoveu ação especial de encontro e confraternização dos pacientes na sede do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS-II, nesta sexta-feira, dia 13 de setembro.
O dia 13, ou melhor, a “sexta-feira 13” foi propositalmente escolhida para mostrar “a força do valor da vida, através da convivência, partilha, integração e amizade de quem passou por esta luta, ou seja, os pacientes”, resumiu o psicólogo Igor Queiroz Paez, coordenador do CAPS-II, ao falar do evento.
“Valorizar a vida é quebrar todo o estigma de azar que os pessimistas querem transmitir com a sexta-feira 13”, comentou o psicólogo do CAPS-II.
Foi um evento da RAPS, coordenada pela enfermeira Patrícia Azambuja Alvarenga, com a participação do CAPS-II, CAPS-AD (Álcool e Drogas), Ambulatório de Saúde Mental e Residência Terapêutica.
A “valorização da vida”, que marca também a aproximação de nova estação do ano, a Primavera, é a importante mensagem do “Setembro Amarelo”, mês de ações de conscientização e prevenção do suicídio e automutilações.
Como podemos ver nas fotos, graças à criatividade dos pacientes, o evento deu espaço até a uma divertida improvisação da “Escolinha do Professor Raimundo”.
Dando continuidade à programação do “Setembro Amarelo”, na segunda-feira (16), haverá exposição dos trabalhos manuais, feitos pelos pacientes da Rede de Saúde Mental. A exposição será no Ambulatório de Saúde Mental, Rua Alfredo Justino, número 66, no Centro.
No dia 20 (sexta-feira), serão proferidas palestras para os profissionais da Saúde que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas.