A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), promove encontro de informações e discussão sobre desafios, diagnóstico e tratamento da depressão e suicídio, nesta quarta-feira (10), das 9h às 12h, no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria.
O evento, aberto a toda a população, é alusivo às comemorações do Dia Mundial de Saúde Mental e segue temática de informações e de discussões sobre depressão e suicídio, proposta pelo Ministério da Saúde, para este ano.
O objetivo do encontro, entre outros, é divulgar os principais sintomas da depressão, que podem levar ao suicídio, para que sejam detectados a tempo e os pacientes possam ser encaminhados a tratamento específico, explicou a psicóloga do CAPS AD, Mari Eurípedes Armani.
Há um aumento do índice de depressão, consequentemente de suicídio. Às vezes, não se sabe diagnosticar ou não se dá a importância devida à doença. Por isto é importante a participação da população, observou a psicóloga.
Ela informou que também podem participar pessoas que acreditam estar com depressão: Tendo um diagnóstico de início é muito mais fácil tratar. E quando a pessoa está no começo da depressão ela consegue perceber que tem algo errado. Já em casos avançados não há mais esta percepção. Por isto resolvemos fazer este evento, para prevenir a população da doença, ressaltou Mari.
Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 milhões de pessoas sofrem de depressão e 70% destes doentes já tentaram o suicídio.
Já o Ministério da Saúde diz que 4%, dos cerca de 180 milhões de brasileiros, sofrem de depressão. Nesse universo de pacientes com sintomas de depressão estão 8,73% da população de Mato Grosso do Sul.
O Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria fica na Rua Alexandre Costa com a Rua Paranaíba, no Centro. Mais informações sobre o evento pelo telefone (67) 3929-1783.
Assessoria de Comunicação