Neste sábado (26), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com o Programa Municipal de Controle de Hanseníase, da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, realizarão o "Mutirão de Atendimento Médico", das 7h às 11h, nas dependências do Centro de Especialidades Médicas – CEM.
A iniciativa faz parte do “Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele” que acontece há 16 anos e realizado anualmente pela SBD. A data é celebrada no dia 26 de novembro (sábado), com intuito de solidificar as ações da instituição contra a doença.
Na ocasião, além do atendimento preventivo em relação ao Câncer da Pele, a equipe também investigará os casos suspeitos de Hanseníase.
O mutirão contará com a presença de alguns médicos dermatologistas do nosso município, de Agentes Comunitários de Saúde e dos profissionais da equipe do Programa Municipal de Controle de Hanseníase (PMCH) para o atendimento das pessoas com lesões na pele suspeitas de Câncer da Pele e/ou de Hanseníase.
A enfermeira Sebastiana Garcia, do Programa Municipal de Controle de Hanseníase, ressaltou os principais cuidados que as pessoas precisam ficarem atentas. "Manchas dormentes na pele, esbranquiçadas, avermelhadas, acastanhadas, podem ser Hanseníase. Já as manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; feridas que não cicatrizam em 4 semanas e mudanças na textura da pele ou dor, podem ser câncer da pele. A prevenção continua sendo o melhor remédio", disse.
Assessoria de Comunicação