A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa de uma série de ações conjuntas, neste “Novembro Azul”, voltadas à saúde e hábitos saudáveis de viver, com o objetivo principal e específico de conscientizar, orientar e prevenir o câncer de próstata, doença que atinge e pode levar à morte um número considerável de homens, acima dos 50 anos de idade, se não diagnosticado e tratado a tempo.
As ações da programação do Novembro Azul, além da divulgação nas mídias, começam nesta quarta-feira (19), no Dia Mundial do Homem, com ginástica laboral, a partir das 7h30, em frente ao prédio da Prefeitura de Três Lagoas, na Avenida Capitão Olyntho Mancini, cruzamento com a Rua Elmano Soares, no Centro.
A mesma ação de ginástica laboral será realizada também no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, a partir das 8h30. A equipe organizadora desta ação solicita a todos os participantes da ginástica laboral que vistam azul.
As ações do Novembro Azul têm participação compartilhada da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Auxiliadora, Instituto do Câncer de Três Lagoas e Rede Feminina de Combate ao Câncer.
A campanha possui como slogan “Este preconceito pode tirar você de sua família”, alertando quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
CAMINHADA
Como consta na programação do Novembro Azul, haverá uma caminhada na Pista de Saúde da Lagoa Maior, no dia 28 (sexta-feira), a partir das 17h.
Na ocasião, estarão disponíveis aos participantes três tendas de apoio, orientação e consultas. Numa tenda, estará disponível um médico oncologista, em outra um médico urologista e em uma terceira tenda uma equipe de enfermagem, para aferição de pressão arterial e orientações de saúde e hábitos saudáveis aos participantes.
CÂNCER DE PRÓSTATA
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a doença maligna mais comum entre os homens. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso da cura, já que a medicina tem comprovado que 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. Por essa razão, os homens estão sendo orientados quanto à importância de consulta anual com o médico urologista.
A população de Três Lagoas conta com atendimento e serviços, como Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon) no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, como um dos resultados positivos da gestão compartilhada.
Por isso, o diagnóstico e tratamento já podem ser feitos no Instituto do Câncer de Três Lagoas, sem necessidade de remoção de pacientes para outros centros especializados.
Na avaliação do médico oncologista do Instituto do Câncer de Três Lagoas, Rodrigo Melão, o preconceito em grande parte dos homens ainda continua sendo o maior obstáculo para a eficácia dos resultados do tratamento do câncer de próstata.
“Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura da doença. Estima-se que em 2014 existam 68 mil novos casos e aproximadamente 13 mil mortes neste ano. Por isso, todo homem acima dos 50 anos deve fazer o exame”, orienta o médico.
Em 2013, o Instituto do Câncer de Três Lagoas tratou 27 homens com câncer de próstata. Desse número, 10 já faziam o tratamento de quimioterapia e hormonioterapia e 17 entraram ao longo do ano. De janeiro a novembro de 2014 estão em tratamento 42 pacientes com câncer de próstata.
Imagens divulgação da Campanha Novembro Azul
Assessoria de Comunicação