A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização, reuniu coordenadores e representantes das Unidades de Saúde, que estarão envolvidos na 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 15 a 26 deste mês de abril, nas dependências da Câmara Municipal, no período da manhã desta terça-feira (2).
A reunião, coordenada pelo Setor de Imunização, teve o objetivo de preparar as equipes de vacinação quanto à distribuição de funções, locais e horários de atendimento, grupos prioritários a serem vacinados e a novidade deste ano, que é a exigência de prescrição médica (receita), para o novo grupo prioritário, ou seja, as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas.
A exigência da receita médica, para os portadores de doenças crônicas poderem receber a vacina, “é garantia e também comprovação da necessidade da imunização contra a gripe, fornecida pelo próprio médico particular ou da rede pública”, explicou a enfermeira Elenilsa de Paula, do Setor de Imunização.
Nessa reunião, ficaram definidos os locais e horários da vacina nas Unidades e nos pontos móveis de atendimento à população, no decorrer da Campanha, informou.
A aplicação da vacina começa no dia 15 e se estende até dia 26 em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário de atendimento ao público. E a Mobilização Nacional da Campanha, promovida pelo Ministério da Saúde, como ocorre em todos os municípios do Brasil, será no próximo dia 20, sábado, das 8h às 17h, em todas as Unidades, incluindo o posto de vacinação do Setor de Imunização, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
ESQUEMA MÓVEL
Além dessas equipes, a Secretaria Municipal de Saúde montou um esquema móvel de vacina para facilitar o atendimento à população nos seguintes locais: Feira Livre, na Avenida Rosário Congro, no Centro, das 8h às 12h; Pronto Atendimento (PA), também conhecido como “Postão”, das 8h às 16h; Bar do Barbosa, no Jupiá, das 8h às 16h; e na Escola Municipal Professor Elson Lot Rigo, conhecida como “Escolinha do Jardim Oiti”, no mesmo horário.
Assessoria de Comunicação