A Rede de Doenças Crônicas, por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e o Programa Hiperdia marcará presença neste domingo (28), das 8h às 11h, na pista da Lagoa Maior, no Projeto KM Solidário – 2ª Corrida 12 horas e Caminhada Solidária.
O objetivo da equipe será de motivar os participantes do evento a buscarem uma vida mais saudável a partir da prática de caminhada ou corrida de rua, além de levar informações importantes sobre saúde, conscientizar a comunidade sobre a importância da adoção de um estilo de vida saudável como principal medida de prevenção do Câncer e de outras doenças.
O ‘Projeto KM Solidário’ é organizado pelo ultramaratonista Marcelo Feitoza e Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas. O organizador é ex-sedentário e hoje corredor de ultra maratona, também conhecida como prova de 24 horas, tem objetivo de divulgar a corrida como um estilo de vida.
A largada será às 05h, na pista da Lagoa Maior e término às 17h, com o percurso de 2,5 km por volta. Os participantes terão 12h para escolher o melhor horário para correrem enquanto o ultramaratonista estará durante as 12 horas participando do circuito.
O evento contará com diversos profissionais de saúde, incluindo voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer. A inscrição é a doação de um litro de leite e os 300 primeiros inscritos receberão uma camiseta. As inscrições serão entre 22 e 26 de agosto, na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer ou no local do evento.
COMBATE AO FUMO
Na próxima segunda-feira (29), será o Dia Nacional de Combate ao Fumo e a secretaria de Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo realizará palestras de conscientização, prevenção e tratamento do tabagismo no Projeto Horizonte 2, nos dias 29 e 30 deste mês.
Criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Esta foi a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo no Brasil, inaugurando a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.
Assessoria de Comunicação