‘
A ação Saúde na Comunidade Juntos com Responsabilidade, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, através do Departamento de Obras e Serviços (DOS), lançada no dia 7 de março, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, já esteve em 28.945 residências.
Nessas visitas às residências, as equipes de Agentes de Combate a Endemias, além do trabalho de conscientização dos moradores e orientações sobre Saúde na Comunidade Juntos com Responsabilidade, distribuíram 33.377 sacos plásticos de 100 litros, para coleta e retirada de criadouros do mosquito da dengue de suas casas e quintais.
Segundo levantamento parcial dos resultados das equipes, responsáveis pela coordenação desta ação da Secretaria Municipal de Saúde, nas quatro etapas já realizadas, foram recolhidos e eliminados mais de 240 toneladas de pequenos e grandes criadouros favoráveis à proliferação do mosquito aedes aegypti.
No trabalho de orientação, em ações educativas, as equipes da Saúde na Comunidade Juntos com Responsabilidade, também percorreram várias Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), proferindo palestras de conscientização sobre dengue e leishmaniose.
Nessas ações educativas, em escolas e nas residências, foram distribuídos quase 29 mil folders de divulgação sobre Saúde na Comunidade e a mesma quantidade com explicações, orientações e como proceder para evitar a dengue.
SETORES
Para atender a todos os bairros, num verdadeiro arrastão contra a dengue e leishmaniose, com a participação responsável de toda a população, como definiu a secretária de Saúde, Eliane Brilhante, a Cidade foi dividida em sete setores.
Para tanto, as equipes da Saúde na Comunidade realizaram as respectivas ações em seguidas Etapas, levando em conta os Bairros que englobam cada Setor e os locais de maior incidência de casos de dengue.
A primeira Etapa, iniciada no dia do lançamento da Saúde na Comunidade Juntos com Responsabilidade (7 de março), compreendeu uma série de ações no Setor 5, que compreende os bairros Nossa Senhora Aparecida, Santa Rita, Vila Zuque, Jardim Brasília e adjacências.
A segunda etapa foi no Setor 4, englobando os bairros São João, São Carlos, Guanabara, Osmar Dutra e parte do Santos Dumont e adjacências.
Na terceira etapa, as ações foram concentradas no Setor 3, compreendendo os bairros Santa Terezinha, Jardim Maristela, Vila Haro e adjacências.
A quarta etapa foi no Setor 2, atingindo as 8,5 mil residências dos bairros Santa Luzia, Ipacaraí, Interlagos, Alto da Boa Vista, Jardim Dourado e adjacências.
Na participação das ações do Dia da Água, promovido pela Câmara Municipal, em Jupiá, as equipes de Combate a Endemias estiveram no Jupiá, onde visitaram 377 residências.
Além desses Setores, Saúde na Comunidade realizou ações específicas na Vila Piloto, devido à necessidade de conter o avanço da dengue naquele bairro. Conforme o mapa da Cidade, Vila Piloto pertence ao Setor 7 e as ações estariam programadas para uma outra Etapa. No entanto, devido ao surgimento de altos índices de casos de dengue naquele bairro, as ações da Saúde na Comunidade foram antecipadas.
http://www.treslagoas.ms.gov.br/public/noticias/16974-saude-na-comunidade-ja-esteve-em-28-945-residencias.jpg