A Prefeitura de Três Lagoas, por meio das equipes de Agentes de Combate às Endemias e Educação em Saúde, do Departamento de Vigilância e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde, volta a intensificar mutirão contra a dengue, no Centro, concentrando as ações em todos os estabelecimentos comerciais, ou seja, nas pequenas, médias e grandes lojas (magazines), incluindo as floriculturas.
O mutirão consiste no trabalho de localização, eliminação e retirada dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti e também em ações de educação e alerta aos proprietários e trabalhadores do comércio, quanto ao perigo da existência de condições favoráveis à proliferação do mosquito vetor da dengue.
“Infelizmente, os comerciantes e trabalhadores do comércio estão sujeitos a contrair dengue. porque não percebem o perigo a que estão expostos com a presença de uma série de fatores, que são propícios à criação de mosquitos”, alertou o coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia de Brito.
“A responsabilidade é do proprietário, do gerente e de toda a equipe que trabalha nesses estabelecimentos, onde foram encontrados inúmeros focos criadouros do Aedes Aegypti”, comentou.
As equipes de Educação em Saúde e dos Agentes de Endemias localizaram embalagens de marmitex , copos de plástico descartáveis, sacolinhas, latinhas de alumínio, tampinhas e garrafas pet, embalagens abandonadas de mercadorias, lonas cobrindo mercadorias erroneamente armazenadas e outros objetos, que podem armazenar água.
“Esse é o quadro de focos criadouros de mosquitos, encontrados nos corredores e nos fundos de uma grande parte das nossas lojas de comércio, na região central de Três Lagoas”, alertou o coordenador de Educação em Saúde.
“Maioria dos gerentes do comércio, assim como os trabalhadores, tem recebido bem nossas equipes e todos se dispuseram a participar dessas ações de enfrentamento à dengue”, comentou Fernando Garcia.
Assessoria de Comunicação