O Setor de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde Pública, no intuito de preservar a segurança dos três-lagoenses, tem realizado ações de conscientização à população referente aos tipos de escorpiões existentes na Cidade. Após alguns relatos de aparecimento dos mesmos, uma equipe do setor vem intensificando as ações de prevenção através de palestras em empresas e instituições.
O coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito, explica que em Três Lagoas os escorpiões que apareceram não são considerados de importância a saúde pública, ou seja, “são venenosos, porém não matam pela baixa concentração de veneno que possuem”, explicou.
Segundo ele, no Estado de Mato Grosso do Sul existem dois tipos de escorpiões que se tem registro, chamados de Titius Serrulatus e Titius Bahiensis que estão entre os mais perigosos e são considerados de importância à saúde pública, ou seja, o veneno é letal.
Um dos escorpiões que se tem registro é o chamado Vinagre, este é o nome comum atribuído aos aracnídeos da ordem Uropygi. Este escorpião não tem glândulas de veneno, mas apresenta glândulas anais que secretam uma substância similar ao ácido acético, substância a qual é esguichada por sua fina cauda (Flagelo) e em contato com os olhos, pode causar irritação. Seu veneno não é letal.
Entre os sintomas leves de uma picada de escorpião está dor local ou por todo membro, dormência, inchaço e vermelhidão.
SINTOMAS MODERADOS
Sudorese; Agitação; Náusea; Sonolência; Salivação; Hipertensão (pressão arterial elevada);
Vômitos; Taquicardia/ Taquipinéia (batimentos cardíacos e respiratórios acelerados).
SINTOMAS GRAVES
Náusea e Vômitos abundantes e frequentes; Sialorréia (coriza abundante); Sudorese profusa e Lacrimejamento; Agitação; Taquicardia; Taquipinéia; Tremores Hipertensão; Espasmos (contrações involuntárias dos músculos); Paralisias e Convulsões; Edema pulmonar agudo; Coma.
PRECAUÇÕES
Os escorpiões se alimentam de insetos, logo é importante lembrar que restos de comida jogados pela casa atraem baratas, o que consequentemente atraem os escorpiões que se alimentam das mesmas.
Os escorpiões possuem hábitos noturnos e há que se ter cuidado com locais que acumulam matéria orgânica, tijolos, troncos de madeira, telha e outros, pois é onde ficam escondidos durante o dia. Manter a rede de esgoto vedada é um dos fatores que podem evitar a atração do mesmo, retirada de entulhos em desuso, utilização de calçados fechados ao manipular materiais de construção, utilização de luvas e manutenção da limpeza de quintais são extremamente importantes, além de vedar frestas e buracos em paredes, ralos, assoalhos e vãos entre o forro e paredes.
Não deixar a cama, sofá ou berço encostado em paredes, roupa de cama em contato com o chão, sacudir roupas e sapatos antes de usá-los é uma das formas de prevenção.
As ações são realizadas em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses.
Assessoria de Comunicação