‘
A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando, nas últimas semanas, as ações de combate à dengue.
Essas ações se fazem necessárias, não só pelo número crescente de casos notificados (727) e casos confirmados (243), até sexta-feira (9), mas porque o município de Três Lagoas consta na relação dos municípios de Mato Grosso do Sul que merecem alerta de atenção especial do Ministério da Saúde, nas ações de combate à dengue.
O alerta de atenção especial se deve ao fato que Três Lagoas possui todas as condições epidêmicas e propícias à proliferação do mosquito transmissor da dengue, principalmente, no período das chuvas, que já começou. O alerta também se justifica pela posição geográfica em que está situada Três Lagoas e aos perigos da introdução da dengue, tipo-4.
A dengue tipo-4 já se fez notar nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Quem já teve dengue, uma ou duas vezes, ao contrair a doença novamente pode apresentar um quadro mais sensível de saúde, como explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Neide Yuki, da Secretaria Municipal de Saúde.
Esse quadro pode agravar-se mais ainda se a dengue tipo-4 também vier para Três Lagoas. Temos que fazer de tudo para que isso não ocorra, disse Neide.
Comparando com 2010, tivemos redução considerável do número de casos notificados e nos confirmados, graças às múltiplas ações diretamente direcionadas ao combate da dengue, observou a diretora de Vigilância em Saúde.
Em 2010, foram registrados 2,5 mil casos notificados (suspeitos). Desse total, 1.572 foram confirmados como sendo realmente de dengue.
http://www.treslagoas.ms.gov.br/public/noticias/15529-saude-intensifica-acoes-de-combate-a-dengue.jpg