A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Pública, inicia a implantação da nova vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), disponível na rede SUS (Sistema Único de Saúde), a partir de segunda-feira (10)).
Como havia sido anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, em reunião técnica de preparação para implantar a vacina contra o HPV, no Município e na Região, no dia 21 de fevereiro, a nova vacina estará disponível em todas as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, assim como em todas as unidades de atenção básica à saúde.
“Foi uma reunião técnica de divulgação e exposição da importância da vacina contra o HPV, principal causador do câncer de colo de útero”, lembrou a enfermeira Humberta Azambuja, coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas.
“A nova vacina contra o HPV deverá começar a ser aplicada exclusivamente às meninas adolescentes, com idade de 11 a 13 anos, a partir do próximo dia 10 de março”, ressaltou.
“Contamos com a participação e envolvimento de todos os que trabalham como educadores, nas nossas Escolas Públicas e Particulares. Junto com os pais, os educadores exercem importante papel no trabalho de conscientização e orientação das nossas adolescentes para que se previnam desse perigo do câncer de colo de útero”, frisou Humberta.
POPULAÇÃO ESTIMADA
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que são 2.595 as meninas adolescentes, nessa faixa etária, residindo em Três Lagoas.
A população oficial de Três Lagoas é de 109.633 habitantes, segundo a última estimativa oficial do IBGE, publicada em 1º de julho de 2013.
Segundo orientação e recomendações do Ministério da Saúde, é importante que a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas “atinja a meta de imunização de, ao menos, 80% desse total de adolescentes, ou seja, 2.076 meninas”, informou a coordenadora de Imunização.
Assessoria de Comunicação