A Secretaria de Saúde iniciou na segunda-feira (6) uma campanha de prevenção à dengue, com a extinção de possíveis criadouros das larvas do mosquito Aedes Aegypti.
Segundo a secretária de Saúde, Elenir Neves de Carvalho, as ações serão realizadas até o mês de dezembro. A campanha será norteada pelo Monitoramento Inteligente da Dengue e pelas armadilhas Mosquitrap, que mostram em tempo real a densidade do vetor.
Elenir explicou que as ações serão intensificadas nos bairros com alta densidade. Isso vai gerar um arrastão em uma área de 300m, sendo que primeiramente será uma ação da Educação em Saúde, orientando os moradores e depois os Agentes de Endemias farão a vistoria e identificação dos criadouros.
A secretária destacou que nesta campanha não haverá o apoio de caçambas para recolher os lixos coletados nos quintais. Os Agentes de Endemias darão aos moradores sacos de lixo e eles serão responsáveis pela limpeza, colocando o lixo para o serviço de coleta.
De acordo com Elenir, a colaboração dos moradores continua sendo de suma importância. Aquele morador que estiver com o quintal extremamente comprometido, colocando os vizinhos e a nossa cidade em risco, será notificado e multado.
Além do controle do mosquito Aedes Aegypti, os agentes de endemias fiscalizarão a criação de animais domésticos para controlar a Leishmaniose.
Elenir destacou que a Prefeitura tem feito a limpeza da cidade. Tudo isso favorece o controle dos vetores, mas cabe a cada cidadão cuidar de sua casa. E finalizou: A dengue nos preocupa por que nossa cidade está em uma região endêmica, por isso a vigilância deve ser constante.
Dia D
No mês de novembro, a Secretaria de Saúde realizará o Dia D, com o encerramento das ações realizadas ao longo do ano nas escolas de Três Lagoas.
Elenir informou que os alunos participaram de palestras, teatros e receberam sacos de lixo para a coleta em suas casas.
Com estas ações, a escola que mais participou será premiada.
Monitoramento
As armadilhas MI Dengue/ Mosquitap foram instaladas em 2007, e estão contribuindo com o combate aos vetores da dengue, em Três Lagoas.
Com o monitoramento, as ações de combate serão otimizadas. Ao invés de fazer o combate no município inteiro estaremos focando no bairro crítico.
De acordo com a secretária de Saúde, em 2008, o município registrou apenas 15 casos de dengue. É importante dizer que nesta primeira semana estaremos na Vila Piloto 4 e 5, Colinos e Nossa Senhora Aparecida, regiões com maior densidade de vetor.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO